Burnout, ansiedade e depressão entram para lista de doenças relacionadas ao trabalho

redacao@aloalobahia.com

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (29), a lista de doenças relacionadas ao trabalho, acrescentando 165 novas patologias. Na atualização, o burnout é definido como um esgotamento pode acontecer por fatores psicossociais relacionados à gestão organizacional, ao conteúdo das tarefas do trabalho e a condições do ambiente corporativo.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A nova lista traz ainda transtornos como ansiedade, depressão e tentativa de suicídio como patologias que podem ser decorrentes do estresse psicológico vivido do trabalho e inclui comportamentos como uso de sedativos, canabinoides, cocaína e abuso de cafeína como transtornos que podem ser consequência de jornadas exaustivas, assédio moral no trabalho, além de dificuldades relacionadas à organização empresarial. Além disso, a Covid-19 também foi incluída na nova relação, sendo entendida como uma patologia associada ao trabalho caso o vírus tenha sido contraído no ambiente corporativo.

A nova lista, que passa a valer 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União, "atenderá toda a população trabalhadora, independentemente de ser urbana ou rural, ou da forma de inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal", explica o Ministério da Saúde em nota.



* Por Luana Veiga. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias