Salvador terá Baiana System no 2 de Julho e 'carnaval junino' no Dique do Tororó; veja programação completa

redacao@aloalobahia.com

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (22), as atrações e programações para o São João e o feriado de Independência da Bahia, o 2 de Julho. Em coletiva de imprensa, o gestor informou que haverá show de Baiana System no dia 2 de julho, em comemoração aos 200 anos de independência do estado, e prometeu ainda um "carnaval junino" no Dique do Tororó com intensa grade de samba junino.

Ao todo, serão 45 dias de atividades artísticas e culturais na capital baiana para comemorar as duas datas, com ações que chegam a diversas regiões da cidade, principalmente o Centro Histórico. A programação começa já no dia 1º de junho e se estende até meados de julho. 

Na programação dos festejos juninos, serão 25 dias de atividades, com 330 ações em 142 pontos públicos e privados, com a participação de 120 estabelecimentos comerciais. A expectativa de público é de 400 mil pessoas. 

Já para o 2 de Julho, a programação começa no dia 29 de junho e vai até o dia 14 do mês seguinte e terá como tema "Salve nossa terra, Salve o Caboclo". Entre as atividades estão apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.

Confira a programação: 

* 10 a 25 de junho:

Das 10h às 17h, visitantes serão recepcionados por guias turísticos, que ofertarão passeios e walking tours com preços tabelados. Praça Municipal, Tenda Bem-Vindo ao São João do Centro Histórico.
 
* 16 a 25 de junho:

Das 10h às 19h, feira tradicional de artesanato, na Praça da Sé
Das 17h às 20h, apresentações de trios pé de serra, na Praça da Sé
Às 20h, apresentação de quadrilhas juninas de Salvador, na Praça da Cruz Caída, na Arena Arromba Chão

* 17 a 25 de junho:

Das 15 às 19h, espaço reservado para abrigar todas as brincadeiras típicas do São João, como arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a Barraca do Beijo, no  Terreiro de Jesus, nas Barracas de Brincadeiras Juninas

* 17 e 18 de junho:

Às 18h, apresentações de trios pé de serra da cidade, na Baixa dos Sapateiros, no Mercado de São Miguel 

* De 10 a 13 de junho; e 17 e 18 de junho:

Às 18h, apresentações de trios de forró pé de serra da cidade, no  Cruzeiro de São Francisco, na Estação São João

Das 14h às 20h, projeto em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, com apresentação de trios pé de serra, gastronomia típica, literatura e poesia, no Largo do Pelourinho, na Merendas de Dona Flor

* 23 a 25 de junho:

Às 18h, apresentações de trios pé de serra da cidade e ação itinerante que promove o tradicional casamento do jegue com a jumenta alegóricos, no bairro da Saúde, na Estação Gonzagão

*25 de junho
Evento no Dique do Tororó com a presença de diversos grupos do Samba Junino que se apresentam em diversos bairros da capital baiana, a exemplo do Engenho Velho de Brotas, Liberdade, Tororó e Garcia. 

* 29 de junho:

Espetáculo "A Resistência Cabocla", com o Bando de Teatro Olodum. Participação de Érico Brás e da Banda Olodum, direção coreográfica de Zebrinha e direção musical de Jarbas Bittencourt. A apresentação será na Praça do Campo Grande, às 19h.

* Todos os dias da programação de junho:

Das 10h às 22h, 10 artistas do Centro Histórico, que têm ateliês e galerias no local, irão produzir uma obra inédita com o tema “Santas Artes”, homenageando um dos santos juninos. As três obras mais bem votadas pelo público através das redes sociais serão premiadas. Do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo.

* 30 de junho:

O fogo simbólico sai da cidade Cachoeira e de Mata de São João. Neste ano, foram incluídas outras cidades no trajeto, que passa por Dias D'Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.

* 1º de julho:

Acontecerá a entrega do Memorial 2 de Julho e do novo Largo da Lapinha, que passou por reforma. No mesmo dia, às 9h, acontece a celebração do Te Deu, com o coral da Basília do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino, na Catedral da Sé. Às 18h, sai a Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos.

A chegada do fogo simbólico em Pirajá será mais especial este ano. Às 17h, haverá a apresentação do Cortejo Afro no largo do bairro.

No mesmo dia, no Farol da Barra, acontecerá o show inédito da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, com 120 músicos.

* 2 de julho:

A festa começa cedinho, às 6h, com a alvorada de fogos. Às 8h30, acontece o hasteamento das bandeiras e, às 9h, se inicia o cortejo cívico, no Largo da Lapinha. Na Avenida Sete, às 15h, acontece o concurso de fanfarras e balizas.

No palco do Campo Grande, às 16h30, acontece o hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira do fogo simbólico, com a campeã olímpica Ana Marcela. Entre 17h30 e 21h30, será o encontro de filarmônicas do Mastro Fred Dantas.

Às 19h, na Praça Municipal, acontece o show especial Sambaqui, com BaianaSystem. O evento terá as participações de Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Vandal. 

* 3 de julho:

Acontece a inauguração do monumento em homenagem à Maria Felipa, na Praça Visconde de Cayru, às 9h.

Às 17h, Gerônimo faz show no Campo Grande. Já às 19h, acontece o Baile da Independência com a orquestra do maestro Fred Dantas.

* 4 de julho:

Às 19h, será realizada uma homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, com o show especial que vai reunir Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elaine Fernandes

* 5 de julho:

Às 18h, os caboclos saem do Campo Grande e voltam ao pavilhão da Lapinha. O momento terá a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.

Já às 20h, na Lapinha, terá show com a banda Ofá, do Terreiro do Gantois, e Samba de Caboclo, com a participação de ogans dos terreiros de Salvador.

* 5 a 7 de julho: 

IV Jornada do patrimônio cultural de Salvador, no Espaço Cultural da Barroquinha

* 7 a 10 de julho:

Acontece a Festa de Labatut, em Pirajá, com a presença de artistas locais, a partir das 18h

* 10 a 14 de julho:

Será realizado o projeto 200 anos de 2 de Julho nas escolas

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Arisson Marinho (Correio) e Wikipédia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias