Conheça brasileiro eleito deputado em Portugal por partido de extrema direita

É jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @tooonho.

O partido português de extrema-direita “Chega” obteve um dos desempenhos mais expressivos nas eleições legislativas do país, no domingo (10), elegendo 48 deputados. Entre eles, um brasileiro: Marcus Santos Teixeira, de 45 anos.

Carioca e filho de pai militar e mãe doméstica, Santos é descrito como cristão e fiel seguidor de André Ventura, fundador do Chega. 
 
JWTYA6g.md.jpg

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Com 99% das urnas apuradas nesta segunda-feira (11), o partido vencedor foi a Aliança Democrática (AD), de centro-direita, liderada por Luis Montenegro. Com 29,5% dos votos, a sigla garantiu 79 assentos de um total de 230. Na sequência, o Partido Socialista (PS), comandado por Pedro Nuno Santos, conseguiu 28,7% dos votos e 77 deputados. Em terceiro ficou o Chega, partido que apresentou o maior crescimento. 

Marcus Vinicius Teixeira Soares dos Santos foi uma das 7 candidaturas que o partido conseguiu emplacar na região do Porto.

Após ser eleito, Santos escreveu nas redes sociais: “Agora não tem jeito. A extrema esquerda racista, fascista, e a comunicação social mentirosa vão ter que levar o negrão do Chega. Viva Portugal”
 


No Instagram, a publicação em que o brasileiro agradece pelos votos recebeu o apoio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que disse: “Está a fazer história. Agora é fazer um bom trabalho e levantar Portugal”.
 
JWTYeN2.png
Os dois já haviam se encontrado antes, em um evento em Portugal.
 
JWTYQDB.png

Em entrevista ao jornal português Visão, em 2023, Marcus Santos afirmou que não teve problemas no Chega por ser negro ou brasileiro. Ele disse ter começado “por baixo” até ocupar o cargo de “dirigente distrital no Porto e conselheiro nacional”. 

Carioca e filho de pai militar e mãe doméstica, ele é ex-atleta profissional de Artes Marciais Mistas (MMA), tem um ginásio e dá aulas da modalidade.

Ainda segundo o Visão, Santos saiu do Brasil aos 18 anos para morar nos Estados Unidos. Ele está em Portugal desde 2009 e tem uma mulher e um filho portugueses. Na mesma entrevista, publicada em março de 2023, o brasileiro disse acreditar que o Chega possui os valores que ele acredita: “A defesa da família, da pátria e da propriedade”.

"E a pátria, para mim, é também o país que me recebeu e a quem devo muito", disse ele ao jornal, acrescentando que há muitos brasileiros que simpatizam com o partido. "São pessoas que receiam ser prejudicadas no seu trabalho se assumirem posições públicas", finalizou.
 
Foto: Reprodução/Redes sociais
 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias