Brasil tem 1,2 mil espécies da fauna ameaçadas de extinção, aponta plataforma nacional

redacao@aloalobahia.com

A plataforma Salve lançada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), nesta quarta-feira (2), aponta que 1.253 espécies dos sete biomas brasileiros estão em ameaça de extinção. A iniciativa, capitaneada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reúne dados do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira. 

Entre os destaques, a plataforma traz o réptil jararaca-de-alcatrazes, o mamífero aquático boto-cachimbo e a ave soldadinho-do-araripe, todos classificados como criticamente em perigo. A Salve registra, também, seis espécies já extintas na natureza, entre eles a ave gritador-do-nordeste, de Pernambuco; o anfíbio perereca-verde-de-fímbria, originário da Mata Atlântica de São Paulo; e o mamífero rato-de-Noronha.  

As espécies ameaçadas correspondem a 8,6% da lista total de 14.785 espécies avaliadas e catalogadas na plataforma. Presidente do ICMBio, Mauro Pires, disse que as informações disponibilizadas têm função de contribuir para manter a biodiversidade brasileira e afastar o risco de extinção.

De acordo com o coordenador de Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna do ICMBio/MMA, Rodrigo Jorge, o número de espécies na categoria de ameaçadas de extinção aumentou.

“Estamos cientes de que há, no país, uma série de pressões que levam ao aumento do número de espécies ameaçadas de extinção. Isso é bastante preocupante”, disse. E o principal motivo é a redução do habitat dessas espécies, em decorrência, principalmente, do desmatamento.

Por Hilza Cordeiro | Foto: Aure Vasconcelos/ICMBio

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias