Brasil pode bater recorde de doações de coração em 2023; veja números

redacao@aloalobahia.com

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) sobre o Registro Brasileiro De Transplantes (RBT), divulgados pela CNN Brasil, mostram que no primeiro semestre de 2023 foram realizados 208 transplantes de coração. 

Trata-se do terceiro órgão mais transplantado, atrás de rim (2.847) e fígado (1.103), no Brasil. A estimativa é de que, até o final do ano, sejam 416 transplantes de coração. 

Este pode ser o maior número de transplantes na história. O recorde até então é 380 por ano, número registrado em 2017 e também em 2019.

O estado de São Paulo, onde Faustão foi transplantado, lidera o número de transplantes nestes seis primeiros meses de 2023, com 64 novos corações transplantados. 

O estado também tem a maior lista de espera para o órgão, 208 pacientes ativos em 2023. Atualmente, existem 303 pessoas na fila do coração no Brasil, dessas 59 são crianças. Mais de 57 mil pessoas esperam algum órgão no geral.


Publicado por Carolina Cerqueira, com informações da CNN Brasil. Foto: University of Maryland School of Medicine

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias