Brasil já é o 8° maior gerador de energia solar do mundo

redacao@aloalobahia.com

Seguindo os passos de liderança da Bahia no setor, o Brasil está entre os países que mais geram energia solar no mundo. É a primeira vez, na história no ranking, que o país é listado no Top 10, em 8º lugar.

Atualmente, a energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica nacional, com 11,2% da produção total. As hidrelétricas ainda têm importância significativa, representando 51,3%. Com os investimentos que foram realizados no último ano, a potência de geração solar instalada no país cresce 1 GW por mês, o que pode dobrar sua produção nacional em 2 anos.

Desde 2012, foram mais de R$ 128 bi em investimentos e quase 784 mil empregos gerados pela energia solar, fonte renovável e de baixo custo que evitou, no período, pelo menos 33 milhões de toneladas de gás carbônico.
 
HwBVZQf.md.jpg
Nesta quarta-feira (22), o Brasil ainda lançou seu primeiro parque de geração de energia associada — solar e eólica —, capaz de abastecer, sozinho, 1,3 milhão de residências. O Complexo Renovável Neoenergia fica em Patos, na Paraíba.

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Fotos: João Ramos/Governo da Bahia e Absolar/Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia) e Twitter (@Aloalo_Bahia).

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias