'Brasil Futuro: as formas da democracia’: Salvador recebe exposição que celebra bicentenário da independência

redacao@aloalobahia.com

Desde última sexta-feira (14), entrou em cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, a exposição ‘Brasil Futuro: as formas da democracia’,  que traz mais de 500 obras em celebração ao Bicentenário na Bahia.

A exposição, que era dividia em três núcleos – ‘Retomar Símbolos, Descolonizar’ e ‘Somos Nós’, em Salvador ganhou mais um espaço, nomeado de ‘Tudo é Dádiva’, contam a história de diferentes grupos invisibilizados ao longo da história.

HLcNmvt.md.jpg

“A cada lugar que chega, agregam-se trabalhos de artistas e novos curadores. A versão da capital baiana, a terceira cidade a receber o projeto, é a maior versão da exposição. Com ela, queremos dizer para a população que arte é sempre abertura, é democracia”, afirma Lília Schwarcz, historiadora e curadora da exposição.

A mostra conta com peças de artistas como Djanira, Mestre Didi, Mário Cravo, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Flávio Cerqueira e o Bastardo; além dos artistas contemporâneos, como Larissa de Souza; e artistas populares baianos, como Eduardo Ferreira, do Acervo da Laje, do subúrbio de Salvador, e o fotógrafo Lázaro Roberto, do Zumví – Arquivo Afro Fotográfico, que também foram curadores de obras locais, ao lado Adriana Cravo, Daniel Rangel.

HLcOn99.md.jpg

A ministra Margareth Menezes, que esteve presente na abertura, considera a exposição itinerante muito importante. “É bom a gente ter essa reflexão sobre a democracia. Foi muito assertivo começar o governo com essa exposição maravilhosa, que está correndo o Brasil. É sempre bom refletir para fortalecer a nossa democracia”, observou a ministra.

A exposição foi inaugurada em Brasília, no dia 1º de janeiro, na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e depois passou pelo Pará. Em Salvador, a mostra fica aberta à visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.

Por: Marcele Neves. Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias