“Brasil Futuro: as formas da democracia”: exposição chega a Salvador com acervo ampliado por obras de baianos

redacao@aloalobahia.com

A exposição “Brasil Futuro: as formas da democracia” entra em cartaz em Salvador este mês como parte das celebrações do Bicentenário da Independência da Bahia. O local escolhido para abrigar a mostra foi o Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, um dos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A abertura ocorrerá no dia 14, às 15h, com visitação aberta ao público a partir do dia seguinte.

Inaugurada em Brasília, em 1º de janeiro, na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exposição tem curadoria da historiadora, antropóloga e escritora Lilia Schwarcz. “Brasil Futuro” reúne obras de grande relevância, assinadas por artistas visuais brasileiros de diferentes gerações, raças, gêneros e regiões do país e destaca a produção contemporânea de artistas negros e negras, de mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e indígenas.  
HsbIN3X.md.jpg   
A Bahia receberá a maior versão da exposição, com cerca de 300 itens, que vão ocupar os três andares do centro cultural. Na “versão” exibida no Solar Ferrão, os visitantes poderão conferir também uma curadoria de feita especialmente para a capital baiana, realizada por Adriana Cravo, Daniel Rangel, por representantes do Acervo da Laje e o Zumví - Arquivo Afro Fotográfico. 
HsbIOan.md.jpg
“Brasil Futuro” reúne criações de artistas consagrados como Djanira, Mestre Didi, Mário Cravo, juntamente com contemporâneos Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Flávio Cerqueira e o Bastardo. A mostra é subdividida em três núcleos: Retomar Símbolos; Descolonizar; e Somos Nós, na intenção de representar grupos invisibilizados ao longo da história. Vale destacar que peças do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia e do Museu de Arte da Bahia serão agregadas no decorrer da itinerância da exposição por todo o país.
HsbIevs.md.jpg
Além de Lília Schwarcz, a curadoria da “Brasil Futuro” é formada por Paulo Vieira, Márcio Tavares, Roberta Carvalho e pelo arquiteto Rogério Carvalho, este último também curador dos Palácio do Planalto e Alvorada, no Distrito Federal.
HsbIkyG.md.jpg
Atividades educativas e visitas de grupos e/ou instituições educacionais estão previstas na programação. A mostra ficará na Bahia até 15 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca.

Serviço:
Exposição Brasil Futuro: As formas da democracia 
Visitação pública: a partir do dia 15, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Centro Cultural Solar Ferrão (R. Gregório de Matos, 45 - Pelourinho, Salvador)
Quanto: Grátis
Telefone: (71) 3116-6743



* Por: Gabriela Cruz. Fotos: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias