7 Dec 2023
Bracell Bahia conquista Prêmio da Indústria Sustentável com projeto Polinizadores

O prêmio foi entregue na quarta-feira (6), na sede da entidade, no Stiep. A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Intitulado “Da criação de abelhas ao empoderamento de negócios quilombolas”, o projeto destacou-se por beneficiar 1.500 pessoas entre 2021 e o primeiro semestre de 2023. De acordo com Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da empresa na Bahia, além de contribuir com geração de renda, a iniciativa ajudou a construir dois núcleos de produção de abelhas e de cera e distribuiu mais de 1.000 abelhas rainhas africanas, 23 colmeias e 10 mil mudas de eucalipto Torelliana, que tem uma floração em menor tempo.
“Consciente de seu papel, a Bracell contribui para o desenvolvimento da apicultura na Bahia e em São Paulo, promovendo o uso múltiplo dos plantios de eucalipto. Para isso, realizou o georreferenciamento de 82 apiários em suas áreas de preservação nativa, ajudando os apicultores locais”, afirma Barbosa, acrescentando que a empresa adquiriu e distribuiu 52 caixas de abelhas nativas sem ferrão para os produtores.
Em 2022, o projeto Polinizadores envolveu 114 produtores em municípios como Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Conde, Jandaíra e contribuiu para a geração de renda total de R$ 1.061.960,00 para os apicultores parceiros.
“Por meio dessa iniciativa, a Bracell vem ajudando a dinamizar a atividade apícola em sua área de influência, por meio de formação e assessoria técnica aos produtores, o que resulta em uma melhor diversificação da produção de mel e derivados na região”, salienta Barbosa.
Este é o terceiro prêmio Fieb que a Bracell conquista na área social. Na edição anterior, o projeto premiado foi o “Mulheres em Ação”, desenvolvido em parceria com a comunidade quilombola do Cangula, em Alagoinhas, que ganhou na categoria “Práticas de Gestão Sustentável”. Já em 2018, o ganhador foi projeto Farmácia Verde, também desenvolvido com a comunidade do Cangula.
* Por Matheus Simoni // Foto: Lucas Moura/Fieb
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.