Bembé do Mercado movimenta turismo étnico-afro em Santo Amaro

redacao@aloalobahia.com

A tradicional manifestação de matriz africana Bembé do Mercado completa 134 anos e movimenta Santo Amaro até sábado (13), com a realização do maior candomblé de rua do mundo. “O Bembé é um símbolo nacional de nossa cultura e de nossa ancestralidade. Parabenizo a todos os envolvidos nesta celebração”, declarou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participou da cerimônia de abertura da festa.

O Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional e Patrimônio Imaterial da Bahia. Ao todo, são quatro dias de comemorações, com a apresentação de 56 grupos culturais. O ponto alto será no sábado, quando são esperadas cerca de cinco mil pessoas.  

“A festa é uma teia cultural. Temos capoeira, samba de roda, nego fugido, bumba meu boi, samba de roda e outras manifestações. Vem gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió e diversas partes do Brasil”, explicou o babalorixá Pai Pote, presidente da associação responsável pela organização do evento. 


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Tiago Queiroz/Setur-BA.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias