12 Jan 2024
BATEKOO inaugura Casa de Verão neste sábado (13) em novos espaços no Centro Histórico de Salvador

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Os organizadores explicaram em comunicado divulgado nesta sexta-feira que a terceira edição da Casa de Verão vai funcionar em uma dinâmica diferente das anteriores. Em 2024, as atividades serão divididos em dois espaços culturais históricos de Salvador: Centro Cultural Solar Ferrão, onde acontecerão ações culturais e atividades da ESCOLA B, e na Praça das Artes, onde também acontecerão alguns formatos de eventos.


"Vamos ocupar e transformar esses espaços/patrimônios históricos em polos culturais vivos, onde poderemos trocar através de uma programação que trará entretenimento, educação, conexões e experiências, no intuito de construir um espaço de afirmação da cultura negra, ampliando o fomento da cena na cidade", diz o comunicado.
No início de dezembro, a plataforma e festival de entretenimento, cultura e educação para a comunidade negra e LGBTQI+ do Brasil confirmou ao Alô Alô Bahia a terceira edição do projeto, desta vez no Pelourinho.
"A Casa BATEKOO de Verão em Salvador já virou tradição e esse ano estamos na melhor localização da Bahia, bem no berço do Brasil e da cultura negra brasileira. O Pelourinho é um bairro que respira ancestralidade, negritude e, na minha opinião, é e sempre foi o cerne que continua alimentando todo o país culturalmente", destacou Mauricio Sacramento, CEO, fundador e diretor criativo da BATEKOO.

Mauricio Sacramento, CEO, fundador e diretor criativo da BATEKOO (Foto: Raul de Lima)
A agenda será gratuita e com programação divulgada através do Instagram. "Pelo terceiro ano, a BATEKOO se firma no verão de Salvador como um polo cultural negro. A partir da Casa, articulamos entretenimento, experiência, educação, construindo um espaço de afirmação negra que amplia e possibilita o fomento da cena cultural negra na cidade. Sendo um movimento global, que realiza eventos nacional e internacionalmente, queremos que a casa seja uma plataforma para a ascensão, profissionalização e desenvolvimento artístico de nossa comunidade", explicou Artur Santoro, agitador cultural e sócio da BATEKOO.

Artur Santoro, agitador cultural e sócio da BATEKOO (Foto: Raul de Lima)
Nas duas primeiras edições, a Casa de Verão recebeu mais de 50 mil pessoas. Entre 2022 e 2023, foram mais de 100h de programação musical, cultural e audiovisual, além de mais de 100 atrações e cerca de 250 pessoas formadas pela Escola B em cursos presenciais e virtuais.
"Esse ano vocês podem esperar um espaço muito mais interativo, criativo e que propõe experiências imersivas em cada ambiente. Será mesmo um polo de cultura preta, educação, arte e empreendedorismo negro, proposto por jovens que visam um novo futuro através da felicidade negra. São 10 anos de BATEKOO e a gente vai refletir toda essa trajetória nesse espaço que vai transformar a cena, sobretudo noturna, de Salvador", finalizou Mauricio Sacramento.
* Publicado por Naiana Ribeiro e Kirk Moreno. Fotos: João Lima (Principal)/Pelourinho Dia e Noite/Divulgação/Reprodução-Instagram.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.