22 Jun 2023
Banco Central deve lançar PIX Automático em abril de 2024; saiba como irá funcionar

Para isso, o usuário precisará conceder uma autorização prévia. A partir daí, os pagamentos serão feitos automaticamente, sem necessidade de o cliente autenticar cada transação. A autorização poderá ser feita pelo aplicativo do banco, QR Code ou Pix Copia e Cola e o pagador terá a opção, por exemplo, de limitar o valor da parcela a ser debitada.
De acordo com o BC, o Pix Automático será disponibilizado para empresas de qualquer segmento ou porte. O serviço será gratuito para o pagador. Já as empresas serão tarifadas no momento do recebimento.
“A novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população”, diz informe do BC.
* Por Luana Veiga.
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.