Banco Central alerta para golpe do dinheiro 'esquecido'; saiba como se proteger

redacao@aloalobahia.com

O Banco Central alerta a população para o chamado "golpe do dinheiro esquecido", que consiste em um falso aplicativo que promete a verificação de valores a receber que está em contas bancárias e ainda não foram resgatados por correntistas, sejam eles pessoas físicas ou empresas. 

O app é oferecido por meio de anúncios do Facebook e cobra uma taxa para realizar o serviço de consulta de valores e o pedido de resgate. Porém, ambos os serviços oferecidos pelo Banco Central são gratuitos.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se


Em nota, a autoridade monetária diz que a plataforma não existe e destaca que não envia links nem e-mails a correntistas. “O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores”, diz a nota.

Ainda segundo o BC, as vítimas devem procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Além disso, a recomendação é procurar o banco ou a operadora do cartão de crédito para denunciar o golpe e pedir o estorno do valor, além de fazer uma reclamação contra a empresa desenvolvedora do aplicativo no Procon local.

Para saber se tem valores a receber, o interessado deve acessar a página oficial do Banco Central, clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados solicitados e clicar em “Consultar”.




* Por Marcele Neves. Foto: Freepik.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES