Bancada negra na Câmara dos Deputados quer 20 de novembro como feriado nacional

redacao@aloalobahia.com

Atualmente feriado em apenas 6 estados, o Dia da Consciência Negra encabeça projeto da bancada negra na Câmara dos Deputados, que quer unificar a data como feriado nacional. Os parlamentares anunciaram a intenção nesta segunda-feira (20), durante pronunciamento.

"Tem vários estados que celebram hoje como facultativo. Estamos aqui com um projeto para unificar no país inteiro", defendeu o deputado Damião Feliciano (União-PB), escolhido como coordenador da bancada.

Atualmente, somente os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo celebram a data como um feriado. Em alguns estados como a Bahia, apenas algumas cidades tratam a data da mesma forma (entenda porque em Salvador, não é).

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Criada no início de novembro, após aprovação de proposta de Damião e da deputada Talíria Petrone (PSol-RJ), a bancada negra espera que, após pedido ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a matéria seja apensada a um Projeto de Lei do deputado Valmir Assunção (PT-BA). Atualmente, a casa conta com 122 parlamentares autodeclarados pardos ou pretos.

"O grande processo nesse instante é que, como nossa bancada é nova, estamos preparados mais para ouvir. Vamos ouvir, visitar os governadores dos estados", ressaltou o líder do grupo, que deve se reunir, já nas próximas semanas, com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Congresso Nacional.

Além da Câmara, está também nos planos da Fundação Cultural Palmares a proposta de que o Dia da Consciência Negra seja feriado nacional, segundo o próprio presidente da instituição, João Jorge Rodrigues, em entrevista ao Metrópoles.

* Por José Mion, com informações do Metrópoles. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias