Bairros de Salvador registram grande volume de chuva nesta terça-feira; tempo segue instável ao longo da semana

A manhã desta terça-feira (26) foi marcada por chuvas em Salvador. O maior volume foi registrado na localidade da Mangabeira, no bairro de Cajazeiras VIII, com 80,8mm. 

Outros bairros atingidos por uma grande quantidade de chuva foram Nova Brasília (80,8mm), Jardim Nova Esperança (74,6mm) e Cajazeiras VIII (72,0mm). A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 29 ocorrências na capital.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Ainda segundo o órgão a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas na capital até o próximo domingo (31). O tempo é devido a formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que causa baixas temperaturas. A cidade deve registrar um volume acima de 143,7mm até a Páscoa. Na quinta-feira (28), serão registradas chuvas fortes na capital.

Segundo análise do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador, as condições devem se manter desta forma até o final de março e na primeira quinzena de abril. Ainda de acordo com a Codesal, as chuvas deverão superar a normal climatológica de 143,7 mm, devido à formação do VCAN e outros sistemas meteorológicos.

Até esta quarta-feira (27), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia e há risco para alagamentos pontuais e deslizamentos de terra. Na quinta-feira (28), estão previstas chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia, também com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Entre sexta-feira (29) e sábado (30), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. No domingo (31), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia. As temperaturas devem variar entre 24 °C (mínima) e 32 °C (máxima).

Com essa frente fria e o feriadão da Semana Santa, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) reforça os cuidados com o banho de mar, especialmente com a maré de março. “Com a chegada de março, as frentes frias acabam alterando de maneira exponencial o comportamento do mar, que se torna mais perigoso. Quando isso acontece junto com a lua cheia ou a lua nova, o mar se torna ainda mais perigoso. As marés ficam maiores, o mar avança mais sobre a faixa de areia, podendo derrubar barracas”, afirma o coordenador, Kailani Dantas.

Ele lembra que, especialmente no litoral, alguns pontos registram incidentes causados pela maré de março. “Nesse período, é bom ficar atento a esses momentos de chuva, de frente fria e, se possível, evitar o banho de mar. Caso contrário, sugiro buscar um posto salva-vidas e tomar banho sempre ali próximo, perto de um local que tenha salvaguarda. Além disso, é importante ficar sempre atento às bandeiras de perigo, evitar se expor ao máximo, não ficar próximo de pedras, rochedos. Desse modo, você consegue ter uma praia segura”, diz.

*Por Antonio Dilson Neto, com informações do Correio* | Fotos: Reprodução/Arisson Marinho

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias