Baianos estão entre artistas expostos no Palácio Quitandinha, em Petrópolis; saiba quem são

redacao@aloalobahia.com

Inaugurado na década de 1940 para ser um suntuoso hotel-cassino, o maior da América do Sul, o Palácio Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, passou a abrigar no último sábado (15) o Centro Cultural Sesc Quitandinha no térreo. No espaço, serão montadas exposições e acontecerão atividades culturais gratuitas para a população e turistas. Entre os artistas cujas obras estão expostas em meio à arquitetura marcada pela monumentalidade estão os baianos Nádia Taquary e Tiago Sant'ana.

Nádia levou para os 133 m² da sala a instalação "Puxada de Rede", de 2013, composta por um barco com mastro, uma rede de contas e 76 peixes de cobre com banho de prata. "O peixe é símbolo recorrente na joalheira crioula, a forma com que as escravizadas de ganho conseguiam guardar suas economias, levando-as no corpo", explicou a artista ao jornal "O Globo". 

Já Tiago leva para o prédio, um icônico ponto turístico da cidade, a videoinstalação "Chão de Estrelas", de 2022, gravada na Chapada Diamantina. A obra remete à mão de obra escravista usada na mineração. "É curioso como o discurso imperial daqui se assemelha à história colonial da Bahia, e como não se vê a violência que está por trás desse fausto todo", reflete o artista.

As obras fazem parte da exposição "Um Oceano para Lavar as Mãos", que convida o público a pensar a diáspora negra provocada pela escravidão. Fazem parte da mostra ainda Aline Motta, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Azizi Cypriano, Cipriano, Juliana dos Santos, Lidia Lisbôa, Moisés Patrício, Rosana Paulino e Thiago Costa.
 
HvkduaV.md.jpg
Palácio Quitandinha

O Palácio Quitandinha tem fachada em estilo normando-francês e interior decorado com base em cenários da Hollywood antiga. O jardim do palácio conta com lago e amplo gramado e é um ponto tradicional de visitação e lazer na região.

"O Quitandinha é uma joia não só do estado do Rio de Janeiro, mas do Brasil. A beleza do Quitandinha é inigualável, mas estava faltando vida nessa área. Optamos por fazer um centro cultural para que tenha atividades diariamente e possa atrair cada vez mais visitantes", afirma Antônio Florêncio, presidente do Sesc, Senac e Fecomércio.

O novo momento do Palácio Quitandinha também vai contar com o Q Bistrô, um local dedicado à gastronomia tropical com cardápio assinado por Andressa Cabral, chef carioca que foi apresentadora do Iron Chef ao lado de Fernanda Souza.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Tomaz Silva/Agência Brasil e Leo Martins.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias