Baiano João Guisande vai dirigir espetáculo em Portugal com texto de Mia Couto e Agualusa

Há nove anos criando entre o Brasil e Portugal, o ator e diretor baiano João Guisande segue buscando essa conexão entre criadores lusófonos. Um exemplo dessa busca é o Festival Lusoteropolitana, realizado por Guisande, Território Sírius e Cia Improviso Salvador, que caminha para sua terceira edição e tem como temática o encontro entre criadores e obras artísticas de lugares que falam o português.

Após trabalhar em algumas cidades do Norte de Portugal (Fafe, Guimarães, Freixo de Espada á Cinta, Vila Nova de Cerveira), João irá se aventurar no Alentejo, na cidade que será a próxima capital da cultura europeia: Évora. Por lá, será responsável pela adaptação de um conto escrito pelo moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa para o teatro. Ele mesmo, aliás, também vai protagonizar o espetáculo, a convite da Bruxa Teatro de Évora, grupo com mais de 20 anos de atividade.

“Portugal faz parte da minha trajetória artística. Foram muitas experiências vividas, e acabou se apresentando para mim como um potencial incrível de circulação. Costumo falar que o Nordeste brasileiro está mais próximo de Portugal do que do eixo Rio-São Paulo”, analisa ele em conversa com o Alô Alô Bahia.

Sobre o novo desafio, que envolve os geniais autores africanos, a empolgação continua em alta. “É uma honra unir Brasil, Moçambique, Angola e Portugal em uma encenação. O desafio é imenso, mas assumo com entusiasmo e uma vontade de trocar, aprender e experimentar”, comenta o vencedor do Prêmio Braskem de Melhor Ator de 2019 com 'Esse Amor' e 'Retratos Imorais'.

O conto narra a história de Baltazar Fortuna que, após anos de uma vida de sofrimento e amargura, volta à sua aldeia natal com intenção de matar as três mulheres com quem se relacionou no passado. O próprio Baltazar acredita que elas são culpadas por sua vida penosa e de azar.

Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias