5 Jul 2023
Baiano está entre aprovados pelo Senado para diretoria do Banco Central

O baiano Ailton Aquino é um dos aprovados pelo plenário do Senado para compor as diretorias do Banco Central (BC). A casa legislativa aprovou o nome na noite de terça-feira (7). Indicado para compor a Diretoria de Fiscalização, Aquino teve 42 votos a favor e 12 contrários. Ele é um dos primeiros diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Servidor de carreira do BC desde 1998, Ailton Aquino Santos passou por diversos departamentos dentro da instituição, onde chegou a ser auditor-chefe. Tradicionalmente, a Diretoria de Fiscalização é concedida a um servidor do quadro do órgão.
Natural de Jequié, Ailton Aquino dos Santos tem dupla graduação, sendo uma em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e outra em Direito pela UDF Centro Universitário.
Ele também é especialista com MBA em Contabilidade Internacional pelo Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças e possui outra especialização em Engenharia Economica de Negocios pelo Fundação Visconde de Cairu. Além disso, é pós-graduado em Direito Públio pela Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.
Os nomes de Aquino e de Gabriel Galípolo, para a Diretoria de Política Monetária, já haviam sido aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAC) do Senado, que sabatinou os indicados.
A posse dos dois novos diretores ainda depende de procedimentos formais. Primeiramente, o Senado terá de enviar um comunicado à Presidência da República informando a aprovação. Em seguida, as nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União para, só então, o BC marcar a solenidade de posse.
Os dois novos diretores, os primeiros a serem indicados pelo atual governo, participarão da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na primeira semana de agosto. Originalmente, a sabatina e a votação em plenário ocorreriam no último dia 27 de junho, mas foram adiadas em uma semana.
Por Hilza Cordeiro. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.