Baiano está entre aprovados pelo Senado para diretoria do Banco Central

O baiano Ailton Aquino é um dos aprovados pelo plenário do Senado para compor as diretorias do Banco Central (BC). A casa legislativa aprovou o nome na noite de terça-feira (7). Indicado para compor a Diretoria de Fiscalização, Aquino teve 42 votos a favor e 12 contrários. Ele é um dos primeiros diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Servidor de carreira do BC desde 1998, Ailton Aquino Santos passou por diversos departamentos dentro da instituição, onde chegou a ser auditor-chefe. Tradicionalmente, a Diretoria de Fiscalização é concedida a um servidor do quadro do órgão.

Natural de Jequié, Ailton Aquino dos Santos tem dupla graduação, sendo uma em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e outra em Direito pela UDF Centro Universitário.

Ele também é especialista com MBA em Contabilidade Internacional pelo Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças e possui outra especialização em Engenharia Economica de Negocios pelo Fundação Visconde de Cairu.  Além disso, é pós-graduado em Direito Públio pela Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.

Os nomes de Aquino e de Gabriel Galípolo, para a Diretoria de Política Monetária, já haviam sido aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAC) do Senado, que sabatinou os indicados.

A posse dos dois novos diretores ainda depende de procedimentos formais. Primeiramente, o Senado terá de enviar um comunicado à Presidência da República informando a aprovação. Em seguida, as nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União para, só então, o BC marcar a solenidade de posse.

Os dois novos diretores, os primeiros a serem indicados pelo atual governo, participarão da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na primeira semana de agosto. Originalmente, a sabatina e a votação em plenário ocorreriam no último dia 27 de junho, mas foram adiadas em uma semana.

Ailton Aquino dos Santos entrará no lugar de Paulo Sérgio Neves de Souza. Desde março, Souza ocupa interinamente a diretoria de Fiscalização até a posse do novo diretor.

Por Hilza Cordeiro. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias