Baiana é selecionada para estudar em renomada universidade de Paris e faz vaquinha para cobrir custos

Aluna do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a baiana Maria Antônia Dezidério, de 22 anos, vai ter a oportunidade de expandir seus horizontes de estudo com a conquista de um dos seus grandes sonhos. Ela foi selecionada para estudar Economia e Ciência Política, durante um semestre, em uma das mais renomadas universidades da Europa e do mundo. 

O Institut d'Études Politiques de Paris fica às margens do Rio Sena, na França, e foi eleito como o segundo melhor do mundo na área de política e estudos internacionais, ficando somente atrás de Harvard, nos Estados Unidos. 

O processo seletivo, coordenado pela USP, é bastante concorrido e apenas quatro estudantes de toda a faculdade de Direito foram contemplados com a chamada mobilidade acadêmica. “Foi exigido teste de proficiência oficial, então eu fui aprender francês sozinha, enquanto mantinha minhas notas da faculdade altas, trabalhava e ainda participava de vários projetos de extensão”, conta a estudante. 
 
HSlojZx.md.jpg
Apesar do programa arcar com os custos do curso (mensalidades), não oferece bolsa para cobrir os gastos com passagens aéreas, moradia, alimentação, visto e seguro saúde, por exemplo. Levando a vida de quem deixou a cidade natal para estudar em São Paulo, mesmo o dinheiro que conseguiu juntar até agora durante a faculdade não vai ser suficiente para bancar um semestre de estudos em Paris. 

Para não deixar o sonho de lado, Maria Antônia resolveu contar com a ajuda de familiares, amigos e até desconhecidos que queiram abraçar a causa, fazendo uma vaquinha e uma rifa através das redes sociais. 

“Me mudei de Salvador para São Paulo em busca da melhor educação jurídica que o Brasil poderia me oferecer e, desde o início da graduação, sonho em fazer a mobilidade acadêmica para poder ter acesso ao que o mundo tem de melhor a me oferecer nessa área”, coloca. Mas ela garante que não quer se afastar do Brasil: “Não quero ser uma fuga de cérebro. Internacionalizar meu conhecimento é aprender mais sobre meu país”
 
HSlCQxR.md.jpg
Ativista dos direitos sexuais e reprodutivos, Maria Antônia é líder do Women Deliver e idealizadora do projeto ConectElas, que trabalha com o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos por meio da internet no Brasil por adolescentes. Com o desejo de mudar o mundo, áreas do Direito como bem estar social e acesso à Justiça a fascinam. Para o futuro profissional, seu próximo sonho a ser conquistado é se tornar diplomata. 
 
HSlnKs2.md.jpg
É possível contribuir com a vaquinha acessando este site especializado na modalidade de arrecadação ou realizando um pix diretamente para a estudante através do QR Code disponível nesta publicação em seu perfil no Instagram. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Arquivo Pessoal.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias