Bahia tem segunda maior população indígena do país, aponta IBGE

redacao@aloalobahia.com

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em dezembro do ano passado apontam que a Bahia apresenta a segunda maior população indígena do País. Segundo o IBGE, pelo menos 191.950 pessoas se autodeclararam indígenas no estado durante o último censo, o que corresponde a 12,9% de toda a população indígena nacional. A região sul da Bahia, onde estão localizadas aldeias dos povos Pataxó e Truká, por exemplo, concentra a maior parte dos indígenas que moram no estado.

Ainda sobre a presença indígena na Bahia, a Defensoria Pública do estado estima que, pelo menos 14 povos indígenas vivem em território baiano, incluindo os Pataxó, Truká, Tuxá, Atikun, Xucuru-Kariri, Pankararé, Tumbalalá, Kantaruré, Kaimbé, Tupinambá, Payayá, Kiriri, Pankaru e Pataxó Hã Hã Hãe.

Já quando o assunto é demarcação do território indígena, a Bahia conta com pelo menos 11 territórios reconhecidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas. A maior parte deles fica localizada no sul e extremo sul do estado e pertence ao povo Pataxó. Além disso, os territórios de Barra Velha do Monte Pascoal, da etnia Pataxó, localizado em Porto Seguro; Tupinambá de Olivença, da etnia Tupinambá, localizado em Ilhéus, Una e Buararema; e Tupinambá de Belmonte, da etnia Tupinambá, localizada em Belmonte; estão em processo de regularização.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Licia Rubinstein.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias