Bahia sugere que sertão seja abordado em evento de intercâmbio cultural entre Brasil e França em 2025

redacao@aloalobahia.com

Durante uma reunião com pesquisadores de universidades francesas na Embaixada do Brasil na França, na última sexta-feira (20), um professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Claudio Novaes, um dos convidados, defendeu o sertão precisa ser abordado na 'Saison Croisée Brésil-França', evento intercultural que está previsto para ser realizado entre Brasil e França em 2025. O encontro reuniu 30 cientistas de universidades francesas.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

O objetivo da reunião foi discutir os projetos que vão compor a programação que visa fortalecer as atividades de intercâmbio entre as duas nações. O docente da Uefs sugeriu incluir temas relacionados ao semiárido sertanejo nos campos da arte, sustentabilidade social, cultura, economia e meio ambiente. Uma proposta dos pesquisadores franceses foi a de montar uma 'Cátedra do Sertão'.

Com isso, Claudio Novaes, que é membro Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Uefs, ficou como coordenador deste projeto, em intercâmbio com universidades de vários continentes. A Embaixada Brasileira em Paris se colocou à disposição para intermediar a aprovação da proposta sugerida com os organismos institucionais franceses.

Saison Croisée

As temporadas de intercâmbio intercultural são realizadas pelo Ministério da Cultura da França há 20 anos. Na última edição, em 2022, o país escolhido foi Portugal. Brasil e França realizaram temporadas nos anos de 2005 e 2009.

Publicado por Hilza Cordeiro, com informações da Uefs | Foto: Gerada com IA Dall-E

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias