Bahia reúne 74,7 mil estabelecimentos de food service, cerca de 5,1% do mercado nacional

redacao@aloalobahia.com

De acordo com um monitoramento de tipologias do setor do food service (serviço de alimentação) brasileiro, realizado mensalmente pela Driva para o IFB (Instituto Foodservice Brasil), a Bahia tem 74,7 mil estabelecimentos ativos, o que corresponde a cerca de 5% do mercado nacional. Trata-se do sexto maior mercado do setor no país. Do total, 13 mil unidades foram mapeadas com atividade em aplicativos de delivery.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Salvador é o município baiano que reúne a maior quantidade de estabelecimentos do segmento de foodservice, com 23,1 mil empresas em funcionamento, representando cerca de 31% do setor no estado. Entre os top 5 também estão as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Camaçari.

Atualmente, a Bahia integra 47,9 mil estabelecimentos categorizados. Entre os top 3 do ranking, o primeiro lugar é ocupado por lanchonetes, com 7,9 mil estabelecimentos, seguido por locais com Menus Variados, com 5,5 mil restaurantes e, em terceira colocação, estão os bares, com 5,1 mil unidades.

A alimentação fora do lar no estado ainda é marcada pela forte presença de Microempreendedores Individuais (MEIs) com 68,72% do total de estabelecimentos ativos. Esse número está acima da média nacional, que é de 62,85%.

Food service
O food service, muito mais do que um segmento da indústria gastronômica, é um conceito que evoluiu muito nos últimos anos — tornando-se uma tendência em crescimento. O food service é qualquer empresa que prepara refeições e produtos alimentares para consumo fora de casa. Por exemplo, food trucks, bares, lanchonetes, restaurantes e bistrôs.

Mas não são apenas esses os negócios considerados parte do food service: distribuidores, prestadores de serviços e os próprios atendentes de balcão e mesa.

Todas essas organizações e funcionários estão dedicados a fazer produtos alimentares e servir esses produtos a consumidores finais.


* Publicado N.R. Com informações do Jornal Correio*. Foto: Shutterstock.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias