Arquiteto baiano faz estreia em solo europeu com reforma de residência em Paris

redacao@aloalobahia.com

Nos últimos anos, Nildo José vem se destacando no mercado nacional pelos trabalhos que assina. Recentemente, o arquiteto baiano fez seu primeiro projeto na Europa: a reforma de uma casa de 480 m², nos arredores de Paris, que ganhou destaque em uma reportagem na Casa Vogue.

Depois deste imóvel, entregue em setembro do ano passado, seu escritório já se debruça em mais dois projetos na Europa: um apartamento em solo francês e uma casa em Bruxelas, na Bélgica.

No portfólio já constam outros projetos internacionais: dois em Nova York e um em Los Angeles, nos Estados Unidos.
HvFlamx.md.jpg
O cliente da casa francesa conheceu o trabalho de Nildo quando folheava uma revista do seu país. Prestes a iniciar obras em sua nova casa em Neuilly-sur-Seine, viu um dos projetos do baiano de Feira de Santana na publicação e decidiu entrar em contato com seu escritório em São Paulo.

“Sempre fui apaixonado pelo design do Brasil, que não considero étnico nem exótico. Pelo contrário, é bastante familiar. Descobri o trabalho do Nildo nessa publicação e imediatamente fiquei maravilhado. A abordagem moderna e elegante das suas composições, que não desvirtua de suas origens, me conquistou”, revelou o empresário francês à revista Casa Vogue, que publicou uma matéria sobre a casa.
HvF1b5u.md.jpg
“A princípio, a gente achou que era um trote, mas pesquisamos sobre o cliente e vimos que era real. A partir daí, a sensação foi gratificante por ver o trabalho da gente chegando tão longe, uma sensação de estamos no caminho certo”, declarou o arquiteto ao portal Alô Alô Bahia.

A reforma começou em 2020, pouco antes de Paris adotar o lockdown por conta da pandemia. Nildo e sua equipe iniciaram o redesenho do layout do imóvel, original do século 20, sem conseguir fazer a visita inicial e acabaram realizando as primeiras etapas do projeto à distância.
HvFM1lS.md.jpg
“O principal desafio de um projeto desse, em Paris, é o mesmo de qualquer outro em qualquer lugar do mundo. Nosso compromisso é deixar os clientes felizes, dar a eles uma casa e uma sensação de lar. Isso é o mais importante e o que me motiva, não importa se em Salvador, Feira de Santana, Paris ou São Paulo”, declarou.

A casa tem cinco pavimentos, com as áreas comuns nos três primeiros andares. O quarto reúne a ala íntima, com as suítes da família. No topo da construção há um terraço usado para encontros com amigos e familiares. De acordo com a reportagem, a maior parte da reforma, executada por uma empreiteira parisiense, se concentrou nos pavimentos sociais, que ganharam amplitude e luz natural.
HvFhTBf.md.jpg
Habituado em usar a internet para se comunicar e agilizar seu trabalho, Nildo conseguiu acompanhar a obra durante dois anos até que, em setembro de 2022, finalmente desembarcou em Paris para concluir a decoração, usando seu rigor estético para alcançar o resultado que desejou.

“Minhas referências estão na arte, no cinema, na música, na arquitetura. Não dá pra dizer que me alimento de uma única fonte. A gente tem que beber de todas as outras possibilidades de arte da vida. Tem beleza em todos os lugares. É importante a gente ter esse treinamento do olhar: de avaliar, entender e pescar de cada contexto, cenário, o que é bonito e o que é referência, pra gente trazer para nosso estilo e nossa linguagem”, declarou sobre suas inspirações para o projeto, que tem um mix de vários lugares do mundo.
HvFjrMb.md.jpg
Do Brasil, vieram alguns móveis assinados por Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro e Lina Bo Bardi, designers apreciados pelos moradores, além da grande estante de laca, em formato de leque, desenhada pelo próprio Nildo José.

“A sensação, quando a gente entregou a casa, foi de um novo momento pra gente e pro mundo. Pro mundo por motivos óbvios, a gente está vivendo uma outra situação diferente do que tivemos lá atrás, quando o projeto começou. Pro escritório era como se não estivéssemos só abrindo a porta dessa casa em Paris, mas também novas oportunidades na Europa porque, na sequência, surgiram os outros projetos. Estamos voltados cada vez mais para o mercado internacional", declarou.
HvFNwpS.md.jpg
HvFeKOB.md.jpg
HvFvo8v.md.jpg
​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
 
 
 
Fotos: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias