Arquiteta baiana Bárbara Becattini tem destaque na maior feira de revestimentos da América Latina; aos detalhes

redacao@aloalobahia.com

A arquiteta baiana Bárbara Becattini, nome à frente do escritório Betti Arquitetura, esteve em São Paulo esta semana para participar da Expo Revestir, considerada a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, realizada nos últimos dias 14 a 17, em São Paulo. Ao lado do também arquiteto Maurício Arruda, ela esteve presente em uma mesa promovida pela Duratex, produtora de painéis de madeira industrializada, para falar sobre o processo de criação da sua estampa, intitulada de Encontros.

A participação da arquiteta baiana foi graças ao convite da Archathon Company, comunidade de negócios do mercado de arquitetura e design de interiores, que realizou um concurso, em novembro do ano passado, em parceria com a Duratex. Bárbara passou por processo de seleção criterioso, que escolheu 14 dos 122 escritórios de arquitetura inscritos. Os selecionados desenvolveram estampas para serem impressas em MDF, material para desenvolvimento de mobiliários. No final, quatro foram os vencedores – com a baiana entre eles.

WhatsApp-Image-2023-03-19-at-15.22.54-1.jpg “O mercado de arquitetura do Brasil focou na Expo Revestir esta semana. É um evento grandioso. Eu estou muito feliz de estar participando dele, onde falei sobre o processo de criação da estampa. A oportunidade veio através de um concurso, que passou por várias peneiras. Uma experiência surreal, que me inscrevi de forma despretensiosa, mas que no final tive um resultado muito bom”, disse a arquiteta ao Alô Alô Bahia.

Com linhas curvas não contínuas, Bárbara traz em sua estampa a leveza e a fluidez como forma de convite aos encontros. “É um trabalho bem subjetivo, pois eu acredito nessa subjetividade. Quando eu fui estudar neuroarquitetura, eu entendi mais ainda a importância que o ambiente tem e como ele interfere diretamente no comportamento e na saúde mental. Então, diante de tantos excessos de informações e estímulos que recebemos diariamente, esse pensamento foi o que me conduziu a criar algo que pudesse diminuir os impactos no indivíduo com certo controle dos estímulos, vibrações… A estampa se chama Encontros e é um convite para celebrar a importância disso nas nossas vidas”, ressaltou. Vídeos e todo trabalho desenvolvido estão na página do instagram da arquiteta, no perfil @betti.arquitetura.
 

​A criação da baiana e dos outros três vencedores do concurso estarão disponíveis para comercialização a partir de abril. “Foram menos de 20 dias todo o processo. A gente desenvolveu as estampas para serem impressas no MDF. Esse produto é produzido em formato digital, que é uma inovação que a Duratex está trazendo para o Brasil. Eles vão abrir para que outros arquitetos possam fazer suas criações, mas somos os pioneiros no desenvolvimento dessas estampas por conta do concurso. E mostramos tudo isso no Expo Revestir”, finalizou Bárbara.

Conheça arquiteta Bárbara Becattini, que está lançando mini doc sobre projeto com foco na neuroarquitura

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Foto: Acervo Pessoal/Bárbara Becattini. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias