Areia silicosa: Empresa canadense vai explorar jazidas na Bahia

redacao@aloalobahia.com

A Homerun Brasil Mineração Ltda, subsidiária da canadense Homerun Resources Inc., apresentou proposta à CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) para pesquisar areia industrial em quatro áreas de titularidade da CBPM, situadas em Santa Maria Eterna, no município de Belmonte, no estado da Bahia. A proposta foi entregue à CBPM no último dia 25, pelo representante legal da empresa, Antônio Vitor Júnior.

WhatsApp Image 2023 10 27 at 14.58.23
Em julho deste ano, a CBPM participou de uma reunião com a Homerun Resources Inc. e na ocasião foi assinado um documento de compromisso de confidencialidade, entre o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o diretor técnico da CBPM, Manoel Barretto e o CEO da empresa estrangeira, Brian Leeners, com o objetivo de levar para os Estados Unidos uma quantidade da areia de sílica do Brasil para testes naquele país.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

“É uma grande satisfação poder firmar um contrato com uma empresa que vai trazer tecnologia para a Bahia e consequentemente para o Brasil. Isso demonstra a verdadeira união dos povos, que, desde os primórdios, se unem por unidade de vontade, baseados no desejo de transformar a realidade, gerando um desenvolvimento incalculável à nível mundial”, salientou o presidente da CBPM, Henrique Carballal.

Estudos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, apontam que Santa Maria Eterna é privilegiada com areia silicosa de alta pureza, com especificações necessárias à fabricação de vidros planos transparentes e vidros especiais, podendo ainda, gerar como subproduto areia fina aplicável na indústria de cerâmica (cerâmicas branca e esmaltada).

A areia silicosa de Belmonte, ainda pode ser utilizada na produção de silicato de sódio e na produção de tetracloreto de silício e seus derivados. Havendo compensação econômica, areias ainda mais puras poderão ser obtidas por separação magnética e/ou lixiviação ácida. 

* Por N.R. Fonte: Brasil 61. Fotos: Divulgação/Brasil Mineral.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias