Apple é processada pela Justiça dos EUA por 'gerar monopólio do mercado de smartphones' com o iPhone

redacao@aloalobahia.com

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e 15 estados norte-americanos processaram a Apple, alegando que o ecossistema iPhone é um monopólio que impulsionou a 'valorização astronômica' da companhia. A empresa nega as acusações e diz que irá se defender.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O departamento disse em um comunicado que, para manter os consumidores comprando iPhones, a Apple bloqueou aplicativos de mensagens entre plataformas, limitou a compatibilidade com carteiras de terceiros e smartwatches e interrompeu programas que não são da App Store e serviços de streaming em nuvem.

Para o órgão, as práticas foram feitas às custas de consumidores, desenvolvedores e fabricantes de telefones rivais, em prática anti-concorrencial. 

De acordo com o Departamento de Justiça, a participação da Apple no mercado de smartphones dos EUA ultrapassa 70%, e sua participação no mercado mais amplo de smartphones ultrapassa 65%.

Apesar de se concentrar no ecossistema iPhone, o DOJ e mais 17 procuradores federais alegam, no processo apresentado a um tribunal federal em Nova Jersey, que as práticas anticompetitivas da Apple abrangem também o Apple Watch, publicidade, navegador, FaceTime e ofertas de notícias.

Publicado por H.C., com informações do Valor Invest e Público. Foto: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias