Após um ano, oficial da Polícia Militar da Bahia retorna de missão da ONU no Sudão do Sul

redacao@aloalobahia.com

Após servir em missão da Organização das Nações Unidas no Sudão do Sul durante um ano, o tenente Luís Samir dos Santos Costa, da Polícia Militar da Bahia, está de volta. O oficial, que atuou como “boina-azul”, apelido dado aos policiais que servem em missões da ONU em países estrangeiros, agora tem a missão de difundir o aprendizado desse período.

Lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado Chapada, onde retomou as atividades operacionais nesta quinta-feira (13), o tenente Samir passou um ano em Juba, capital do Sudão do Sul. No continente africano, ele era responsável pela equipe de patrulhamento nos campos de refugiados e treinamento de policiais de outras nações. O objetivo da função era a proteção de civis e a observação da violação dos direitos humanos, integrando um grupo de aproximadamente 1,4 mil policiais.

Samir, que tem 39 anos e há 10 integra as fileiras da corporação, destaca o aprendizado no continente africano. “Uma experiência profissional única para o entendimento de outra realidade, onde presenciei muita vulnerabilidade social, sem falar na violação dos direitos humanos, que no Sudão do Sul é gritante. Uma experiência ampla e acelerada, pois também recebia e treinava os policiais que chegavam de outros países para realizar missões de paz”, destaca.




* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias