8 Mar 2024
Aplicativo auxilia mulheres a traçar plano de saída da violência doméstica


O Manual de Fuga é uma ferramenta gratuita e automatizada, que tem como finalidade principal auxiliar mulheres a planejarem uma rota segura de fuga do ambiente doméstico violento. Ao acessar a funcionalidade e interagir com um chat automatizado, a mulher terá em suas mãos instruções básicas de proteção, segurança pessoal, orientações jurídicas, entre outras necessárias para o rompimento do ciclo de violência.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A ferramenta contempla assuntos essenciais para elaboração do plano, como itens básicos para a fuga; segurança pessoal; bens e renda; crianças, adolescentes e dependentes, além de ações para o momento de saída, que inclui as possibilidades de transporte.
Após o preenchimento, que tem duração média de 20 minutos, a usuária recebe, imediatamente, uma lista de ações e orientações, gerada de forma personalizada, a partir do seu próprio contexto de vida. A lista final de instruções permanece disponível no aplicativo por tempo indeterminado, podendo ser consultada e alterada posteriormente.

No total, a ferramenta reúne aproximadamente 130 instruções, que vão desde quando e como acionar a polícia, passando por orientações para a produção provas jurídicas, pedido de medida protetiva e consulta aos serviços públicos de rede de apoio, até decisões mais cotidianas em uma eventual mudança de residência, como organização de documentos, da agenda de contatos do celular, dicas de defesa em meio à discussões ou ameaça de agressão, entre outros.

O Manual de Fuga é uma realização do Instituto AzMina, com financiamento do Numun Fund, e parceria de desenvolvimento de tecnologia do AppCívico.
COMO USAR O MANUAL DE FUGA:
Baixe o aplicativo PenhaS nas lojas para Android e Iphone (IOS) e se cadastre.
Acesse o Menu e clique em Manual de Fuga.
Complete as informações solicitadas durante as interações e aguarde as recomendações.
* Publicado por N.R. Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.