Ângela Davis, Conceição Evaristo, Anielle Franco e Ailton Krenac participam de Congresso gratuito em Salvador

redacao@aloalobahia.com

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) receberá importantes nomes da vida cultural do Brasil e do exterior na próxima semana, entre 10 e 14 de julho, para o XVIII Congresso Internacional da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, que tem entrada gratuita. 

Estão confirmadas as participações de intelectuais relevantes como Angela DavisConceição Evaristo, Flora Süssekind, Mauro Iasi e Ailton Krenak. A programação completa pode ser conferida no pdf abaixo desta matéria.

Um dos grandes destaques do evento é a participação de Angela Davis (Universidade da Califórnia, Santa Cruz) na mesa redonda "Abolicionismo. Feminismo. Já?", que acontece na terça-feira (11), às 10h30, no Auditório da Faculdade de Direito (Rua da Paz, s/n).

Angela Davis e Renowned LA se unem em collab especial

Além da pesquisadora, estarão presentes Gina Dent (Universidade da Califórnia, Santa Cruz) e Denise Carrascosa (UFBA). A mediação é de Feibriss Cassilhas (UFBA). Serão distribuídas senhas para entrada na mesa redonda.

Prêmios
O evento também fará a concessão dos Prêmios Tânia Franco Carvalhal a Silviano Santiago e Blaise Cendrars a Ettore Finazzi-Agrò, o primeiro pela sua enorme contribuição no desenvolvimento da Literatura Comparada no Brasil e o segundo, professor emérito da Universidade de Roma La Sapienza, pela promoção da literatura brasileira no exterior, tanto em sua produção crítica quanto na formação de inúmeros pesquisadores hoje em atividade.

O Congresso está sendo organizado por docentes do Instituto de Letras da Ufba e da Uneb e o tema escolhido, “Literatura Comparada e a invenção de um mundo comum”, busca ampliar e aprofundar, no contexto pós-pandêmico, a conscientização de que as pessoas precisam umas das outras para existir.

O evento também quer que a sociedade reflita sobre a existência de só esse mundo, e que é necessário esforço para resistir aos que agem em favor da exclusão, do aumento das desigualdades e da destruição do que se construiu até aqui em benefício do bem comum. Além disso, o encontro celebra a arte do encontro e da convivência em torno da Literatura

A Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) é uma associação civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, que congrega professores universitários, pesquisadores e estudiosos de Literatura Comparada em âmbito nacional e internacional. 

Fundada em 1986 em Porto Alegre, no âmbito do I Seminário Latino-americano de Literatura Comparada, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Associação já fez 18 encontros internacionais intermediários e 17 congressos internacionais. 

Cerca de 1.800 pessoas estão inscritas para acompanharem esta edição do Congresso, a segunda que a Universidade Federal da Bahia sedia: na primeira vez, em 2000, o evento obteve enorme sucesso, o que certamente influiu para que, agora, seja grande o número de participantes.

Para Rachel Esteves Lima, presidente da ABRALIC, “reconhecendo que um dos principais frutos da Literatura Comparada decorre do fato de ter ela se situado numa zona fronteiriça e perigosa a partir da qual colocou em causa o discurso do colonialismo cultural, acreditamos ser agora, no território da Bahia de Todos os Santos, um bom momento para recolocar essas questões, dando visibilidade aos saberes ancestrais que foram relegados à margem durante séculos”.

Além de dar continuidade ao fluxo de diálogos e intercâmbios intelectuais entre as diferentes linhas e correntes que a ABRALIC congrega, o XVIII Congresso busca também discutir e divulgar resultados de pesquisas ligadas ao estudo da literatura articulada com as questões estéticas e políticas contemporâneas, compartilhando propostas de contribuição da literatura para a construção de um mundo mais justo e democrático. 

O evento permitirá o debate da comunidade acadêmica e científica na área da Literatura Comparada, colaborando para o desenvolvimento do intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e de outros centros de pesquisa internacionais, como Argentina, Chile, Nigéria, Estados Unidos, Itália, entre outros. Dessa forma, o Congresso valoriza a diversidade sociocultural em termos globais e amplia as oportunidades de pesquisa em outras latitudes.

SERVIÇO:

XVIII Congresso Internacional da ABRALIC

Programação Completa:


Realização: Universidade Federal da Bahia
                    Universidade do Estado da Bahia
Período: De segunda a sexta, 10 a 14 de julho de 2023
Local: Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, 147 – Campus de Ondina – Salvador (BA)
Site: www.abralic.org.br
Informações adicionais: contatoabralic@gmail.com

*Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias