Alvenaria de pedra na orla de Ondina desaba devido a fortes ondas

redacao@aloalobahia.com

Nesta quinta-feira (22), um trecho da alvenaria de pedra à beira mar na orla de Ondina, em Salvador, colapsou. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o ocorrido foi provocado pela força das ondas que atingiram o local nos últimos dias devido ao clima de ventos fortes e maré agitada. O trecho em questão fica localizado em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR).

Ainda de acordo com o órgão, esse tipo de ocorrência tem sido comum na orla de Salvador. "Desabamentos como este já ocorreram em outras localidades, como nas praias da Pituba, Amaralina, Penha, Gamboa e Tubarão", lembra o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.  
 
Segundo a engenheira ambiental Nicoly Lima, "o fenômeno também pode estar associado à erosão marinha, resultante de processo natural que ocorre ao longo das costas devido à ação das ondas, correntes e marés. Em algumas situações, isto é um problema ambiental significativo, provocando a perda do habitat costeiro e inundações”.  

A Codesal informou que já realizou uma vistoria no trecho e que a Secretaria de Manutenção (Seman) foi acionada para realizar o isolamento da área, assim como a Superintendência de Obras Públicas (Sucop), para as devidas ações de contingência. 


Publicado por Carolina Cerqueira. Foto: Divulgação/Codesal. Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias