9 Jul 2023
Alemanha simplifica lei de imigração para atrair mão de obra estrangeira; Entenda

Veja abaixo um resumo dos principais pontos aprovados:
"Cartão de oportunidade" para procurar emprego
- Permite aos estrangeiros que vivam na Alemanha por até um ano enquanto procuram emprego;
- Pré-requisito: ter qualificação profissional com duração mínima de dois anos ou um diploma universitário;
- Os cartões, baseados em um sistema de pontos, serão concedidos àqueles trabalhadores com bom potencial para o mercado de trabalho e consideram os seguintes critérios: qualificação e experiência profissional, conhecimentos de inglês e de alemão, idade e conexões com a Alemanha. No caso de casais, o potencial profissional do parceiro também é levado em conta;
- Renda: para ter alguma renda enquanto procura trabalho, quem receber o cartão também poderá exercer uma ocupação ocasional de até 20 horas semanais.
Mesmo quem ainda não tem a qualificação profissional reconhecida na Alemanha poderá migrar e começar a trabalhar desde o primeiro dia no país – exceto para profissões regulamentadas por lei, como advocacia –, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Qualificação profissional com duração mínima de dois anos;
- Experiência profissional mínima de dois anos;
- Uma oferta concreta de emprego com remuneração mensal mínima de acordo com a categoria profissional;
- Quem receber abaixo da renda mínima mensal estipulada precisará ter a qualificação profissional reconhecida na Alemanha. Para isso, empregado e empregador devem cumprir eventuais exigências adicionais de qualificação.
- Quem estudou na Alemanha ou já teve sua qualificação profissional reconhecida vai poder trabalhar em uma área correlata, se assim quiser. Por exemplo: um pedreiro poderá trabalhar como pintor, alguém formado em administração de empresas poderá trabalhar com logística.
Mais flexibilidade para estudantes e alunos de cursos de alemão
- Estudantes de nível técnico e superior terão mais flexibilidade para conciliar os estudos com algum trabalho;
- Estudantes de escolas de alemão poderão exercer um trabalho ocasional.
- Profissionais da área de Tecnologia da Informação poderão trabalhar na Alemanha sem diploma acadêmico e sem conhecimentos de alemão, desde que comprovem sua qualificação por outros meios (experiência profissional).
- Profissionais empregados que recebam um visto de permanência a partir do dia 1 de março de 2024 poderão trazer seus pais e até sogros para a Alemanha.
- Pessoas que pediram asilo à Alemanha antes do dia 29 de março de 2023 poderão permanecer no país independente da análise do requerimento caso tenham uma oferta de trabalho para a qual possuam qualificação profissional adequada.
*Por Kirk Moreno, com informações do G1. Fotos: Ingo Joseph/Pexels.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.