Ainda sem data, Festival de Jazz do Capão enfrenta desafios para acontecer em 2023

redacao@aloalobahia.com

O Festival de Jazz do Capão informou nesta quinta-feira (3), através das redes sociais, que a edição 2023 do evento ainda depende de recursos financeiros para ser viabilizada. Por enquanto, o festival segue sem data confirmada, e a produção disse que continua buscando patrocinadores para fazer o evento acontecer. Idealizado por Rowney Scott, o festival é realizado desde 2010 e só não foi realizado em 2020, devido à pandemia.

Em 2021, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a 9ª edição do festival foi alvo de polêmica nacional e teve a captação de recursos vetada via Lei Rouanet. De acordo com os organizadores, o projeto de Jazz no Capão terminou sendo descartado por se posicionar como "antifascista" nas redes sociais. 

Na época, o evento acabou sendo patrocinado pela Fundação Coelho & Oiticica, do escritor Paulo Coelho e da artista plástica Chris Oiticica, que ofereceram R$ 145 mil, o equivalente ao valor então solicitado ao governo federal para o projeto. Também houve outros recursos oriundos de campanha colaborativa de financiamento. 

Em 2022, o evento chegou à 10ª edição com dois dias de programação musical gratuita em novembro, contando com oito atrações que se apresentaram no Circo do Capão, no Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Os shows também foram exibidos ao vivo num telão na praça do Capão.


* Por Hilza Cordeiro | Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias