1 Aug 2023
Agosto deve deixar o inverno quente por influência do El Niño; veja previsão na Bahia

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média em quase todo o Norte e Nordeste do país durante o mês. É importante destacar aqui que, nesta época do ano, "chuvas dentro da média" significam volumes considerados baixos para a maior parte do país, já que este é um dos principais meses da época seca.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se volumes próximos ou ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de chuvas localizadas no litoral do Sudeste devido a frentes frias. Enquanto isso, no Sul, agosto será marcado por volumes de chuva que devem ficar próximos ou acima da média no Leste dos estados, mas abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná.
O El Niño é um dos fatores que pode afetar as previsões de recordes de temperatura nos próximos quatro anos. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), há uma probabilidade de 66% de que a média anual de aquecimento ultrapasse 1,5°C entre 2023 e 2027.
Temperaturas
O mês será quente principalmente nos estados da Bahia (Leste), Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso. Entre o Norte de Minas Gerais e Oeste do Paraná, a temperatura deve variar entre 20ºC e 25ºC. Já no Sul, os termômetros devem chegar a valores abaixo de 10ºC em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
- Região Sul
*Publicado por Naiana Ribeiro. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.