11 Mar 2024
Aeroporto na Itália ganhará terminal sustentável com vinhedo de 7,7 hectares no telhado

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Assinado pelo escritório Rafael Viñoly Architects, com sede nos EUA, o projeto também pretende prestar uma homenagem à paisagem típica da Toscana. A plantação será administrada por um especialista que supervisionará a produção de vinho no local. As uvas serão colhidas pelos principais vinicultores da região e a bebida será produzida, engarrafada e envelhecida em adegas especiais e construídas sob o terminal.
Além de permitir o isolamento térmico do edifício, o telhado verde é uma forma de contribuir para a composição de construções mais sustentáveis. Estruturas lineares de concreto pré-moldado abrigam o solo e o sistema de irrigação do vinhedo, sendo sustentadas por uma rede de colunas ramificadas que preservam a flexibilidade do layout dos componentes internos do terminal.
Ao todo, o espaço contará com 38 estruturas inclinadas e elevadas, que apresentam 2,8 metros de largura e 455 a 570 metros de comprimento. Entre elas, foram instaladas claraboias isoladas de 1,2 metros de largura. Além de facilitar a entrada de luz natural, elas permitem que os passageiros mantenham contato visual com o vinhedo, composto por 38 fileiras de vinhas. "Esta enorme superfície, que esconde o terminal do aeroporto quando visto do Duomo de Brunelleschi e de outros pontos de vista proeminentes da cidade, servirá não apenas como um novo marco para o futuro sustentável da cidade, mas também como um símbolo das tradições, da história e do espírito inovador que continuam a impulsionar a economia italiana para o século 21", diz o anúncio do projeto no site do escritório. * Publicado por Matheus Simoni. Fotos: Divulgação/Rafael Viñoly Architects
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.