30 Mar 2023
Acarajé, feijoada, sarapatel e mais: Afrochefe Jorge Washington elege os destaques da culinária baiana

Quando o assunto é culinária baiana, Jorge Washington figura como uma importante referência. Há seis anos, ele comanda o projeto Culinária Musical, que une gastronomia, música e outras linguagens artísticas, além do afro-empreeendedorismo, em uma verdadeira celebração à cultura afro-baiana. Neste mês de homenagens em torno do aniversário de 474 anos de Salvador, o Alô Alô Bahia conversou com o ator e afrochefe para descobrir quais ele acredita que são os pratos que melhor representam a capital baiana.
No topo da lista de Jorge Washington está o acarajé, feito de feijão, o puro dendê e ingredientes naturais. “Faz parte do nosso imaginário. Combina com um final de tarde, quando as pessoas param no tabuleiro da baiana, comem acarajé e apreciam o pôr-do-sol. Combina também com a praia, pois quem não gosta de se refrescar com um banho de mar, tomando uma cervejinha e comendo acarajé?. Enfim, é um prato que está muito presente no DNA baiano”.
Em segundo lugar, o afrochefe destaca a boa e velha feijoada, que pode ser encontrada em diversos estilos e para todos os gostos. “É uma iguaria que une todas as classes e públicos. Em qualquer canto dessa cidade é possível encontrar uma feijoada completa, bem temperada e saborosa. É um prato que nasceu de uma adversidade, pois foi criado com as sobras do que o povo escravizado poderia comer naquela época, e se transformou em uma das maiores riquezas da nossa culinária e que ganhou o Brasil”.
O ranking do idealizador do projeto Culinária Musical inclui ainda o sarapatel, que tem uma presença marcante em todo o estado, mas especialmente no Recôncavo Baiano. Ele lembra ainda da icônica moqueca, que também é uma importante representante da cultura baiana e foi eleita, recentemente, como um dos pratos mais saborosos do mundo. “A boca chega a encher d’água em falar da moqueca, que é quase uma unanimidade da nossa gastronomia”, ressalta. Por fim, o afrochefe destaca que um prato que não pode faltar quando o assunto é comida que representa Salvador é o mocotó. “Oh Glória! é o que tenho pra falar sobre essa iguaria”, brinca.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Foto: Acervo Pessoal.