Academia de Letras da Bahia marca posse de Maria Bethânia como nova imortal para maio

redacao@aloalobahia.com

A Academia de Letras da Bahia (ALB) marcou a posse de Maria Bethânia como nova imortal para o próximo dia 03 de maio. A informação foi confirmada ao Alô Alô Bahia pela assessoria da cantora baiana, que foi eleita como nova imortal da ABL em outubro de 2021. Ainda não há detalhes sobre como será a cerimônia, que ocorrerá em Salvador.

Bethânia vai ocupar a Cadeira 18, que pertenceu ao historiador, ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, que morreu em junho de 2021, aos 92 anos. A artista será a 5ª titular da cadeira que tem como patrono o advogado Zacarias de Góes e Vasconcelos.
 
A artista baiana não tem produção literária de destaque, mas a ALB afirma que ela é “uma defensora das letras” e uma pessoa responsável por divulgar em seus espetáculos as obras de nomes como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Sophia de Mello Breyner Andresen e Guimarães Rosa.

Nos registros literários, Bethânia aparece como autora de poucas obras, como Omara & Bethânia - Cuba & Bahia, livro que acompanhou o DVD de mesmo nome, que registrou o encontro da baiana com a cantora cubana Omara Portuondo.

Com mais de 56 anos de carreira na música, Maria Bethânia compôs algumas canções, como “Trampolim”, “Luz da Noite”, “Pássaro Proibido” e “Caras e Bocas”, todas em parceria com o irmão Caetano Veloso. Além de “Carta de Amor”, com Paulo César Pinheiro e outras duas composições com Rosinha de Valença, “Cana Caiana” e “Reino Antigo”.



Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias