19 Apr 2023
Academia de Letras da Bahia marca posse de Maria Bethânia como nova imortal para maio
Bethânia vai ocupar a Cadeira 18, que pertenceu ao historiador, ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, que morreu em junho de 2021, aos 92 anos. A artista será a 5ª titular da cadeira que tem como patrono o advogado Zacarias de Góes e Vasconcelos.
Nos registros literários, Bethânia aparece como autora de poucas obras, como Omara & Bethânia - Cuba & Bahia, livro que acompanhou o DVD de mesmo nome, que registrou o encontro da baiana com a cantora cubana Omara Portuondo.
Com mais de 56 anos de carreira na música, Maria Bethânia compôs algumas canções, como “Trampolim”, “Luz da Noite”, “Pássaro Proibido” e “Caras e Bocas”, todas em parceria com o irmão Caetano Veloso. Além de “Carta de Amor”, com Paulo César Pinheiro e outras duas composições com Rosinha de Valença, “Cana Caiana” e “Reino Antigo”.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Divulgação.