19 Apr 2023
82 anos do Rei! De ligação com Irmã Dulce a dueto com Gal, relembre conexões do cantor com a Bahia

Para marcar a data, o Alô Alô Bahia relembra as conexões marcantes de Roberto Carlos com a Bahia. Confira:
Irmã Dulce
Durante um show na capital baiana, em 1994, foi o próprio Roberto Carlos quem pediu ao então cardeal arcebispo de Salvador, Dom Lucas Moreira Neves, o processo de beatificação de Irmã Dulce, chamada de "Anjo Bom da Bahia". O cantor teria uma conexão muito forte com Irmã Dulce, hoje Santa Dulce, e alguns até arriscam dizer que ele era o cantor preferido da baiana.
Três anos antes, a renda de uma apresentação do cantor em São Paulo foi revestida para as Obras Sociais da Irmã Dulce. Como retribuição, ela escreveu uma mensagem de agradecimento ao cantor: “Amigos como você nos fazem manter viva a chama do amor ao próximo. Deus o abençoe.” As cerimônias de canonização da santa, que aconteceram na Arena Fonte Nova e no Vaticano, em 2019, não contaram com a presença do cantor, mas algumas de suas músicas foram reproduzidas.
Duetos com baianos
O Especial Roberto Carlos, da TV Globo, marcou gerações e, até os dias de hoje, é capaz de arrebatar o grande público. Ao longo dos anos, o cantor contou com as participações de diversos talentos baianos.
O Especial de 1997 teve como convidada a cantora baiana Gal Costa. No especial "Elas Cantam Roberto", de 2009, a cantora Claudia Leitte, radicada na Bahia, fez um dueto de "Falando Sério" com o Rei. Em 2015, foi a vez de Carlinhos Brown dividir o palco com Roberto, também num especial de final de ano. Eles cantaram "Negro Gato".
Em 2017, as irmãs baianas Simone e Simaria arrasaram no palco. Com Roberto Carlos, a dupla soltou a voz ao som de “Eu Te Amo”. Em 2021, foi a vez de Ivete Sangalo cantar ‘Eu Nunca Amei Alguém Como Eu Te Amei’ ao lado do Rei.
.@ivetesangalo, assim você me derruba! #EspecialRC pic.twitter.com/In7Zmq1My0
— TV Globo (@tvglobo) December 23, 2021
Em 2022, apesar do desfalque no time de convidados, por conta do cancelamento da participação de Maria Bethânia “por questão de agenda”, a Bahia seguiu representada no programa. O influenciador John Drops foi um dos convidados da atração.
Shows
A última vez que o Rei esteve em terras baianas foi em junho de 2022, quando fez três shows em Praia do Forte para cerca de 3,5 mil pessoas em homenagem ao Dia dos Namorados. As apresentações, que aconteceram no resort Iberostar, abriram a 20ª edição do projeto Emoções, marcando seu retorno aos palcos brasileiros após a pandemia de covid-19.
Em entrevista a jornalistas antes de um dos shows, mostrou que o amor não tem restrições. Quando lhe perguntaram se o amor tem gênero, foi direto: “Não! A gente pode amar quem a gente quiser, independente de gênero. Respeito todo tipo de relacionamento porque as pessoas merecem ser felizes”, disse Roberto.
Roberto Carlos também fez show no Iberostar em fevereiro de 2017, mais uma vez abrindo a turnê brasileira pela Bahia. Foi a primeira vez do projeto Emoções no Brasil, em terra firme, que manteve o mesmo conceito do navio. Também foi a primeira vez que Roberto cantou seu dueto com Jennifer Lopez, “Chegaste”.
Bem-humorado em conversa com jornalistas na ocasião, Roberto respondeu a uma pergunta feita por uma jornalista a pedido de uma fã. A admiradora em questão queria saber se o pijama de RC é azul. O Rei surpreendeu. "Eu não durmo de pijama", disse ele, arrancando gritos da plateia. E completou: "Eu durmo de camiseta, sempre branca".
No mesmo ano, ele ainda se apresentou em Vitória da Conquista. Em 2011 e 2014, o cantor fez shows em Salvador, na Arena Fonte Nova, Teatro Castro Alves e Concha Acústica.
Antes disso, a última vinda de Roberto a Salvador aconteceu em 2009, numa ocasião para lá de especial. O Rei comemorou os seus 50 anos de carreira com um show no Estádio de Pituaçu.
Cobertura em Salvador
Mas o contato do Rei com a Bahia não é só através de rápidas passagens para shows. Em 2013, Roberto Carlos comprou uma cobertura em Salvador, no bairro da Barra, em frente ao mar. A moradia, que tem mais de 600 metros quadrados e seis suítes, custou, à época, R$15 milhões.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Divulgação.