7 de Setembro: Lula participa de desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quinta-feira (7/9), no Rolls Royce, carro oficial da Presidência da República, acompanhado da primeira-dama, Janja, para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que este ano teve como tema "Democracia, Soberania e União".A cerimônia, que comemora os 201 anos de Independência do Brasil, começou às 9h.

O desfile em comemoração à Independência do Brasil contará com mais de dois mil militares das Forças, além de estudantes do Distrito Federal. A Marinha anunciou a participação de 14 viaturas, além de aeronaves. O Exército preparou 88 viaturas e 12 aeronaves. Já a Força Aérea escalou 7 aeronaves para a parada. Cerca de 30 mil pessoas devem acompanhar a festa cívica. 

Em seu perfil no Instagram, o chefe do Executivo destacou a participação especial do Exército Brasileiro de origem indígena. "Os militares das extintas Tariano, Kuripaco, Baré, Kubeo, Yanomami e Wanano saudaram o presidente Lula, na língua nativa da sua etnia. Viva a Independência do Brasil. Tudo pela Amazônia!"
 

Presentes na tribuna de honra, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Ao final do desfile, Lula embarca para a Índia, onde participará da 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20. O grupo reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia. O encontro ocorrerá nos próximos dias 9 e 10, quando o presidente deverá tratar sobre a agenda social, com foco na desigualdade.


Por Gabriela Cruz. Foto: Reprodução EBC.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias