4 estudantes da Uneb participam de maior competição de robótica e IA do mundo, na França

redacao@aloalobahia.com

Uma equipe de estudantes liderada pelo professor Marco Simões, da UNEB, está em Bordeaux, na França, para participar da RoboCup2023, o principal desafio do mundo para cientistas que investigam as relações entre robótica e Inteligência Artificial (IA). Fazem parte da delegação unebiana os alunos Kalvin Albuquerque, Alan Nascimento, Glenda Santana e Wesley Silva, da Bahia Robotics Team (BahiaRT).

HsJxqLF.md.png

A turma é estudante do curso de Sistemas da Informação, em Salvador, e representa o Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (ACSO) da UNEB em competições científicas.

A competição existe desde 1997 e surgiu, a princípio, com a meta de criar um time de robôs humanoides capaz de jogar e vencer contra a seleção de humanos campeã do mundo. A previsão é de que isso possa acontecer ainda na metade do século XXI.

Atualmente a RoboCup contempla outros desafios, como resgates de vítimas em situação desastre, e robôs de serviço em ambientes doméstico, industrial e comercial.

A UNEB participa da RoboCup desde 2007, por meio da equipe BahiaRT/Acso. Neste período, destacou-se na categoria Futebol de Robôs Simulados 3D, posicionando-se entre as quatro melhores universidades do mundo em quatro anos no período de 2015 a 2021.

A BahiaRT conquistou ainda o eneacampeonato brasileiro (2013-2021), superando equipes de grandes universidades nacionais. Em 2022, a UNEB conquistou o segundo lugar no desafio científico dessa liga.

“No RoboCup é possível visualizar o que há de mais avançado nos diversos laboratórios de pesquisa do mundo, em dezenas de diferentes desafios. O evento envolve desde um tradicional simpósio científico com apresentação de resultados de pesquisa até competições práticas”, explica o professor Marco Simões.
 



Por Hilza Cordeiro. Foto: Divulgação/UNEB e RoboCup

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias