110 botos cor-de-rosa e outros golfinhos são achados mortos na Amazônia; saiba qual a suspeita de especialistas

redacao@aloalobahia.com

Em uma semana, ao menos 110 botos cor-de-rosa e outros animais similares chamados de tucuxis (golfinho de água doce) foram encontrados mortos na Amazônia, no Lago Tefé. O balanço contabiliza os bichos encontrados até esta sexta-feira (29), segundo dados do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
 
JdRv9yb.md.webp
De acordo com os especialistas, a suspeita é de que as altas temperaturas e a seca por lá têm afetado estes animais, mas a causa das mortes ainda não foi determinada. Diversos peixes que vivem no lago também foram encontrados sem vida. As medições feitas na água apresentaram temperatura que chegou a 40°C em uma profundidade de três metros. Até então, a temperatura média histórica mais alta era de 32°C.

"É uma coisa inédita, nunca teve morte de botos assim relacionada com temperatura", disse Miriam Marmontel, líder dos pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
 
Após a necrópsia de botos e tucuxis, foi constatado que os animais estavam aparentemente saudáveis, sem marcas de redes de pesca, sem lesões e com peso adequado. Também é investigado se algum vírus ou outro patógeno atingiu os bichos. Foi indentificado, ainda, um possível dano neurológico, uma vez que os botos e tucuxis observados ainda com vida estão apresentando um comportamento esquisito e aparentam estar confusos.

Publicado por Hilza Cordeiro, com informações do G1 | Foto: Instituto Marimauá/Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias