Documentos perdidos durante o Carnaval de Salvador poderão ser recuperados até o dia 31 de março na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na Avenida General San Martin. O atendimento para devolução dos itens encontrados nos circuitos da folia começou nesta quinta-feira (19).
Ao todo, 246 documentos estão sob custódia da GCM, entre carteiras de identidade e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Em 2025, foram recolhidos 881 itens de identificação pessoal pela Guarda e por outros órgãos de segurança, além de documentos entregues pela população em locais como prefeituras-bairro.
A ação de recuperação e devolução de documentos após grandes eventos é realizada pela Guarda desde 2017. “É uma tentativa de reduzir as perdas de quem foi curtir o Carnaval. Então, sempre que encontram algum documento nas ruas, principalmente durante eventos de grande porte, as pessoas localizam uma viatura, uma guarnição da Guarda, para devolver. É mais um exemplo dessa relação de confiança entre o cidadão e a Guarda Municipal”, afirmou James Azevedo, coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM.
Para verificar se um documento está disponível para retirada, é necessário acessar o site oficial da Guarda Civil Municipal de Salvador e consultar a lista de itens encontrados.
Caso o nome conste na relação, o titular deve comparecer à sede da GCM, na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, apresentando boletim de ocorrência. A retirada também pode ser feita por parentes de primeiro grau, como pais, filhos ou irmãos.
Se o documento não estiver na lista, será preciso solicitar a segunda via. Quem encontrar documentos durante o Carnaval pode entregá-los a uma patrulha da Guarda Civil Municipal ou diretamente na sede do órgão.