Zezé Di Camargo e Luciano celebram 30 anos de carreira e contam que 'É o Amor' foi inspirada em cantora baiana

redacao@aloalobahia.com

Uma das músicas sertanejas mais famosas de todos os tempos, “É o Amor”, cantada por Zezé Di Camargo e Luciano, foi inspirada em nossa abelha rainha, Maria Bethânia e em um dos clássicos de seu repertório. A revelação foi feita pela dupla à revista Quem em uma reportagem sobre os 30 anos da dupla.
bethaniavacianada-alo-alo-bahia
“Eu estava andando na rua e pensava na música “Negue”, de Maria Bethânia, e justamente naquela parte: ‘Negue o seu amor e o seu carinho. Diga que você já me esqueceu’. Quando cheguei em casa, sentei no chão, peguei o violão e saiu assim: ‘Eu não vou negar que sou louco por você, tô maluco pra te ver, eu não vou negar’. Esse trecho me veio na cabeça como uma resposta à música de Maria Bethânia. Sou fanático por ela. Ela não canta, ela declama uma prece! Ela pode gravar até Mamãe eu Quero, que ficará absurdo de bom”, explica Zezé.

“Quando o Zezé começou a escrever, eu estava do lado dele. Ele colocou a alma na letra e veio tudo intuitivamente em 40 minutos. Mas ele encrencou no refrão. Ele tinha a melodia, mas a letra não vinha. Fui dormir. No outro dia, ele mostrou a música completa, que veio de madrugada para ele. Fiquei impressionado. Acrescentamos na fita cassete que a gente já tinha gravado em estúdio. Era a única música apenas em voz e violão. Antes, para não comprometer o som do vinil, tinha que gravar 12 músicas no máximo, mas o nosso saiu com 13 na compensação. Ainda bem que tinha música de 2 minutos e deu para colocar mais uma, senão É o Amor não estaria lá”, conta Luciano.

Três décadas após a chegada da música nas rádios, “É o Amor” acumula mais de 70 regravações, incluindo versões em hebraico e russo, somando mais de um bilhão de execuções no mundo, segundo dados do ECAD. A própria Bethânia fez a sua:
Para celebrar os 30 anos de dupla, Zezé Di Camargo e Luciano estão produzindo releituras de sucessos. E é claro que “É o Amor” não poderia ficar de fora. Dessa vez, quem vai dar a voz ao clássico é Luan Santana, um grande fã dos irmãos. A produção deve ser lançada em novembro.
 
Fotos: Divulgação e Ana Basbaum. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias