Você conhece as fragrâncias ideais para o Verão? Influencer de perfumes dá dicas e sugestões

Qual é o cheiro do Verão? Difícil dizer, obviamente. Mas você sabia que há perfumes apropriados para usar em diferentes ocasiões durante a estação mais quente do ano? Tem fragrância que é mais indicada para usar na praia, outras em noites mais quentes, e até no trabalho, na faculdade, na academia...

O Alô Alô convidou a influencer de perfumes Fernanda Dias, do @comqualperfumeeuvou, maior perfil de Instagram deste segmento na Bahia (atualmente com 21,5 mil seguidores), para dar dicas e sugestões aos nossos leitores sobre as melhores fragrâncias da estação. Confira os comentários exclusivos e uma lista de ideias imperdíveis.

fernanda-dias-influencer-de-perfumes-comqualperfumeeuvou-instagram-foto-divulgacao
Fernanda Dias, influencer de perfumes, com o Egeo Dolce Colors, lançamento do Verão 2021

***
O Verão é a estação favorita de toda boa baiana(o). Muitas pessoas me mandam mensagens pedindo dicas de quais perfumes usar em regiões muito quentes, de como combinar fragrâncias, dicas de famílias olfativas, entre outras. Eu sempre oriento meus seguidores de que a decisão final será deles, mas eu estou por aqui para ajudá-los, orientá-los a escolher a fragrância que os representa.

Sempre que o Verão se aproxima, fico empolgada e troco meus perfumes, reorganizo de acordo com a estação para conseguir usar todos. Nem sempre consigo, mas vale o esforço. Quando pensamos no Verão, lembramos de quê? De sol, céu azul, mar, praia, protetor solar, água de coco, piscina, drinks, sorvete, picolé, frutas...  

Então, primeiramente, para escolher qual fragrância usar no Verão, temos que pensar em quais famílias olfativas combinam com essa estação. Pensando nisso, eu sugiro as fragrâncias com notas florais, verdes, frutais, aromáticas, cítricas ou aquáticas. Elas são perfeitas para o clima quente, principalmente porque são fragrâncias frescas, que nos remete a conforto e leveza, tudo que buscamos na estação mais quente do ano! 

Mas não pense que só de fragrâncias leves e frescas vive o Verão. Pensando nas pessoas que amam fragrâncias doces e não conseguem viver sem elas, algumas marcas lançaram fragrâncias com um toque de dulçor sem deixar o frescor de lado, para agradar esse público. Essas fragrâncias podem ser encontradas em garrafas de Body Splash ou colônias.

É importante também estar atento à concentração das fragrâncias na hora de escolher seu cheiro do Verão. Em geral, eu oriento que as pessoas optem por Body Splash, ou Eau de Cologne (EDC), Deo Colônia ou Eau de Toilette (EDT). O Body Splash é uma fragrância bem leve, que apresenta em média até 3% de essência em sua composição ou menos, por isso são frescas, tendem a durar menos na pele, sendo necessária a sua reaplicação. 

As colônias (Eau De Cologne ou Deo Colônia), apresentam em média de 3% a 5% de essência em sua composição, são um pouco mais fortes que o Body Splash, mas ainda assim são leves e frescas, duram um pouco mais, mas também são necessárias as reaplicações.  

Já os Eau de Toilette possuem uma concentração maior entre 10% e 14%, já são um pouco mais fortes e possuem uma duração mais moderada. Os Eau de Parfum possuem uma concentração de essência maior, entre 15% e 20% e são os queridinhos para quem gosta de um perfume marcante, que dure por muitas horas na pele.

Algumas pessoas, como eu, se arriscam no Eau de Parfum, para usar nas noites de Verão, mas tudo com moderação! O bom senso é muito importante na hora de usar uma fragrância mais forte ou até adocicada no calor, porque se a gente errar na mão (no número de borrifadas), pode acabar fazendo alguém se sentir mal e até nós mesmos. 

Selecionei alguns perfumes que eu amo usar nessa estação e alguns deles são compartilháveis, ou seja, podem ser usados tanto por mulheres quanto por homens – embora não exista muita regra nessa divisão de fragrâncias femininas e masculinas. Para mim, a pessoa pode se perfumar com o cheiro que ela se identificar, seja ele classificado como feminino ou masculino. O que importa é se sentir bem, confortável, representado pelo seu cheiro, afinal o perfume também compõe a imagem que estamos comunicando o tempo inteiro.

Vamos conhecer as fragrâncias que eu selecionei?
O Body Splash é o queridinho dos meus seguidores. Eles realmente amam, principalmente porque dá para usar até os mais adocicados no Verão, por causa da sua leveza, da baixa concentração de perfume que tem dentro dos frascos. 

matcha
BODY SPLASH NATIVA SPÁ MACTHÁ 
- Matchá da marca nacional O Boticário, é uma fragrância compartilhável, extremamente leve, fresca, verde, aromática, cítrica e ideal para o Verão! Essa fragrância foi inspirada no chá Matchá, tem nota de yuzu, limão tahiti, lavanda, rosa, pêra, sálvia, de chá Matchá, trazendo muito frescor e leveza.

macadamia
BODY SPLASH MACADÂMIA
- Mais um splash nacional, da Natura, que também é uma fragrância compartilhável, mas já mais puxada para o lado masculino, em minha opinião. É muito fresca, zero açúcar, cítrica, marcada pela nota de limão e tem até uma boa duração na pele.

flor-de-ameixa
BODY SPLASH NATIVA FLOR DE AMEIXA 
- Flor de Ameixa é uma fragrância deliciosa, classificada como floral frutada. É um floral branco com nota de lírio do vale, flor de ameixa, rosa búlgara, gardênia, jasmim sambac, flor de laranjeira, notas verdes. É uma fragrância muito leve, fresca, que transmite uma sensação de frescor, de limpeza, não é doce, então é aquele Body Splash que não pode faltar no calor!

Outras sugestões: Flor de Lis (Natura), Algodão (Natura); Verbena (O Boticário); Karitê (O Boticário); Sol e Água Fresca (O Boticário)

Colônias 

capim-limao
Capim Limão LÓccitane au Brésil – Eau de cologne
Eu sou fascinada pelo cheiro de Capim Limão, por isso incluí ele nessa seleção. É uma água de colônia extremamente leve, fresca, com notas cítricas e frutais. Realmente lembra o cheiro da folha de capim limão ou capim santo, aqui na Bahia. Eu amo e me sinto banhada por um chá bem fresquinho. O verão pede esse frescor!

floratta-blue
Floratta Blue – Deo Colônia
Não poderia deixar de incluir essa fragrância floral icônica da perfumaria nacional. Foi classificada como feminina, mas a vejo como fragrância compartilhável também, muito versátil, leve, clean, passa aquela sensação de limpeza, de banho tomado.  Por ser uma colônia também tem uma durabilidade menor na pele.

egeo
Egeo Dolce Colors – Deo Colônia
Essa fragrância é uma releitura do icônico Egeo Dolce. Eu indicado para quem ama um toque de dulçor no Verão sem perder o frescor que o clima pede. É uma fragrância floral frutada com nota de morango, mandarina, Pink peônia, frésia, jasmim sambac, mousse de framboesa... me lembra chiclete de frutas, uma delicinha e uma inovação na perfumaria nacional.

Outras sugestões de colônias: Floratta Rose (O Boticário); Cerejeira em Flor (O Boticário); Insensatez (O Boticário); Thaty (O Boticário); Biografia (Natura); Biografia Inspire (Natura); Kriska Jeans (Natura); Gio Antonelli (Jequiti); Modern Charm (Mary Kay); Egeo Vanilla Vibe (O Boticário)

Eau de Toilette

dazur
Ô d’azur edt (feminino) – Lancôme 
Não posso falar de Verão sem falar de Ô d’azur. É uma fragrância floral frutada, muito versátil que combina tanto com o dia quanto com a noite. Possui nota de limão siciliano, bergamota, peônia, rosas, então á dá pra perceber que é uma fragrância floral, frutada, com um toque cítrico e muito leve, fresca e por ser um edt, já tem uma durabilidade maior.

tommy-girl
Tommy Girl edt (feminino) – Tommy Hilfigher
Um dos meus favoritos para o verão, com certeza é Tommy Girl. Um floral frutado alegre, que lembra um coquetel de frutas cítricas. Tem nota de flor de macieira, tangerina, camélia, limão siciliano,toranja, hortelã.. é uma fragrância muito rica em termo de composição e possui uma bela durabilidade na pele. 

212-new-york
212 NYC edt (feminino) – Carolina Herrera
Não poderia deixar de trazer 212 NYC, um floral branco almiscarado que traz uma sensação de leveza, frescor, de nasci cheirosa. Por ser um perfume almiscarado, algumas pessoas tendem a sentir menos ou ter essa sensação, pois não tem tanta sensibilidade a nota de almíscar. Mas não se engane, apesar de ser um edt tem potência de edp. Mas por ser muito fresco, nada doce, pode abusar das borrifadas com esse aí e desfilar muito cheirosa pelo Verão!

Outras sugestões EDT ou EDP: Chance Chanel Eau Tendre (Chanel); Chance Eau Fraiche (Chanel); Light Blue (D&G); L’Imperatrice 3 (D&G); Acqua di Gioia (Giorgio Armani); Forever and Ever (Dior); Idôle (Lancôme); Ô de L’Orangerie (Lancôme); Miracle (Lancôme); Chloé (Chloé); Chloé Signature (Chloé); Ice Tea (Elizabeth Arden); CK Be (Calvin Klein); CK One (Calvin Klein); Obsessed (Calvin Klein); Eternity Moment (Calvin Klein); Eternity Summer (Calvin Klein).

Fotos: Fernanda Dias / Instagram @comqualperfumeeuvou. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES