Vik Muniz inaugura galeria de arte na Feira de São Joaquim

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Vik Muniz apresenta neste sábado (18), a partir das 17h, a galeria “Lugar Comum”, que será instalada na Feira de São Joaquim. O projeto busca democratizar o acesso à arte, aproximando o público de grandes artistas contemporâneos. A ideia é que o projeto seja permanente, com 4 exposições ao longo do ano. Em sua estreia, o espaço receberá trabalhos do carioca Ernesto Neto.
8250ce3b-24bb-409a-a2ec-768033c3e330
Destaque no cenário nacional e internacional, Vik não esconde o carinho que tem por Salvador e o local da instalação, uma das maiores feiras populares da Bahia, que frequenta há 20 anos. “Sou de família pobre e a primeira vez que meus pais foram a uma galeria foi numa exposição minha. O ‘cubo branco’ tem sua função, mas cria barreiras também. Muitas pessoas deixam de ir às galerias por não saberem o que vão encontrar, como serão tratadas. Existe um elitismo e queria quebrar um pouco isso”, analisa o artista em conversa exclusiva com o Alô Alô Bahia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Segundo Muniz, a arte tem a função de surpreender, de levantar questionamentos e estimular a reflexão, o que, com certeza, acontecerá com a inauguração da nova galeria num boxe na maior feira livre da capital baiana. "O problema não é de conceito, mas de localização. As galerias estão sempre no lugar errado, somente onde há o dinheiro dos colecionadores ricos. Isso é que precisa mudar", defende.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Entre os artistas que devem ter obras no espaço está o dinamarquês Olafur Eliasson, João Farkas, Claudio Edinger e Martin Parr. A ideia abre espaço para que, em breve, o projeto ganhe outras cidades, pelas mãos do próprio Vik ou de outros agitadores culturais, que venham a se inspirar no projeto. A galeria será montada no Box XX.

Matéria relacionada: 
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias