Vik Muniz inaugura exposição em São Paulo; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

O artista plástico Vik Muniz inaugura neste sábado (4), na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, sua mostra individual "Dinheiro Vivo". Para a realização dos trabalhos, Vik firmou parceria com a Casa da Moeda do Brasil, que forneceu sacos de cédulas de real descartadas, inutilizadas, para que o artista recriasse as estampas impressas no papel-moeda brasileiro. As obras trazem como elemento de destaque a fauna e a flora brasileiras.

Na mostra, que fica em cartaz até o próximo dia 22 de abril, cada animal é reproduzido apenas com a cédula picada no qual aparece na nota de real. Ou seja, a imagem da tartaruga marinha é construída apenas com fragmentos de notas de dois reais, por exemplo. Além disso, Vik recria quadros famosos de alguns artistas como o alemão Rugendas, o norte-americano Johnson Heade e o francês Taunay. Esses artistas viajantes do início do século 19 desembarcaram no Brasil para retratar a paisagem natural e humana do Novo Mundo, pouco antes da invenção da câmera fotográfica, quando a pintura e a gravura eram as principais técnicas de reprodução e difusão da imagem.

Foto: Reprodução/Galeria Nara Roesler. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias