29 Nov 2022
Vendas Black Friday registram queda na Bahia; veja dados

A Black Friday - que aconteceu no varejo brasileiro na última sexta-feira (25) - teve vendas apenas 0,2% maiores na região Nordeste em comparação ao período equivalente de 2021. Na Bahia, o índice caiu -1,8%. O período de vendas deste ano contou com uma Copa do Mundo acontecendo ao mesmo tempo, o que pode ter influenciado as vendas em alguns setores. O dado faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo.
Para avaliar a performance de vendas relacionada à data e apoiar vendedores de todo o Brasil com inteligência de negócios, a gigante de pagamentos analisou dados de venda do varejo físico e online. Na avaliação do superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, a Black Friday tem se fortalecido de 2020 para cá.
“Isso ocorre principalmente por causa do canal e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores. Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia”.
Ainda segundo Levi, a queda no setor de Móveis, Eletro e Depto, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, cujo início ocorreu no dia 20 de novembro; antes, portanto, da Black Friday.
O crescimento total do varejo no Brasil está em 6,9% em relação a mesma data de ofertas do ano anterior. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.
Em relação a 2021, a Black Friday teve vendas 21,1% maiores no varejo online, e 5,4% maiores no varejo físico brasileiro. A região que teve o maior crescimento de vendas foi a região Sul (+14,2%), Sudeste (+6,5%) e Centro Oeste (3,5%) e Nordeste com (+0,2%). Já a região Norte registrou uma queda de (-2,9%) . Na análise por estados, o Rio Grande do Sul apresentou o melhor desempenho com crescimento de 18,4%.
O segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de drogarias e farmácias (+25,9%), seguido por turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%) e bares e restaurantes (+18,6%).
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.