8 Jun 2020

Veículos de comunicação se unem para garantir a transparência dos dados da pandemia no Brasil

Veículos de comunicação se unem para garantir a transparência dos dados da pandemia no Brasil Com o objetivo de garantir a transparência dos dados relacionados à covid-19 no Brasil, os veículos de comunicação UOL, Folha de São Paulo, G1, O Estado de S. Paulo, O Globo e Extra se uniram em uma parceria inédita. Profissionais destes veículos irão integrar e coletar dados das Secretarias de Saúde dos 26 estados e do Distrito Federal  no que diz respeito ao novo coronavírus no Brasil e divulgar às 20h, em conjunto, para a sociedade.

A iniciativa é um resposta à medida do governo Jair Bolsonaro de não divulgar dados completos relacionados a pandemia, ocultando informações como o número total de vítimas fatais, além de atrasar a veiculação dos dados com o objetivo de dificultar a veiculação dos mesmos nos telejornais noturnos.

"O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocaram em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão", destacaram os veículos.