11 Jan 2022
Vanessa da Mata e Elba Ramalho prestigiam inauguração de Restaurante-Escola em Trancoso

“O setor de hospitalidade e alimentação fora do lar é o que mais emprega pessoas sem experiência, mas a falta de base e orientação impede o crescimento profissional, mesmo numa área com tantas oportunidades”, destaca a chef, que contará com os melhores profissionais do mercado para treinar as alunas. “Elas sairão preparadas para crescer, ensinar e aprender cada vez mais sobre esse universo mágico da hospitalidade”, promete.
O Casa das Chefs é um projeto antigo de Danielle, que, além de amar cozinhar e criar momentos especiais, adora compartilhar conhecimento e enxergar a olho vivo a mudança que a capacitação através da educação provoca na vida das suas colaboradoras. Ideia no papel desde 1999, o projeto ganhou vida e começou a andar na pandemia, momento de profundas reflexões para a chef, que precisou fechar as portas do seu Bistrô Ruella, na Vila Olímpia, em São Paulo, por 9 meses.
Com apoio operacional da restauratrice Danni Camilo e experiência em educação social da gestora Lina Luz, a ideia é que, a cada trimestre, três turmas de 30 mulheres sejam capacitadas. As aulas teóricas e práticas acontecerão durante cafés da manhã, brunchs, almoços e jantares exclusivos ou abertos ao público, em que as profissionais serão registradas, terão sua documentação em dia e receberão pelo trabalho, aprendendo na prática sobre as mais diversas funções. “Dessa forma, elas desenvolverão a autoestima e capacidade de entrega para serem inseridas no mercado de trabalho”, destaca Dahoui, que hospedará na Cada das Chefs profissionais da área de gastronomia de todo o Brasil para criar pratos com as alunas.
A novidade está instalada em uma casa com projeto da arquiteta Helena Pellanda, decorada com acervo da própria chef. Próximo ao quadrado, o espaço, em breve, terá padaria própria, onde serão produzidos pães, bolos e doces artesanais para moradores, visitantes e empresários do vilarejo. No menu do restaurante, um pouco da história de Danielle, que traz uma culinária plural dos quatro cantos do mundo, “de base francesa, mas cheia de brasilidade”, como resume. No local, serão servidos ainda drinks autorais e clássicos.
Nas fotos de Cris Visnevski, da esquerda para a direita: Vanessa da Mata, Morena Leite e Danielle Dahoui, Lucas Normande, Luiz Eduardo, Pedro Felix e Augusto Allencar e Elba Ramalho com Dahoui. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.