Vacinas para o câncer estarão disponíveis antes de 2030, dizem cientistas

redacao@aloalobahia.com

Segundo cientistas responsáveis pelo imunizante da Covid-19, as vacinas terapêuticas para tratamento de tumores estarão disponíveis antes de 2030. De acordo com o casal de fundadores da BioNTech, empresa alemã de biotecnologia responsável pelo imunizante da Covid-19, desenvolvido em parceria com a Pfizer, as aplicações estarão disponíveis para uso em até oito anos.
 
"Nós sentimos que a cura para o câncer, ou para mudar a vida dos pacientes com câncer, está ao nosso alcance", antecipou a imunologista Ozlem Tureci, em entrevista à BBC, no domingo (16). "Acreditamos que isso acontecerá, definitivamente, antes de 2030", enfatizou o professor de oncologia Ugur Sahin.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


As aplicações mais avançadas em testes pela BioNTech são as injeções para o câncer colorretal, o melanoma (câncer de pele), o melanoma avançado e o câncer de cabeça e pescoço. Há ainda vacinas para o câncer de ovário, de próstata e tumores sólidos na primeira etapa dos estudos com humanos.
 
"O objetivo é garantir que, após a cirurgia, os pacientes recebam uma dose personalizada e individualizada que induzem uma resposta imune para que as células T (de defesa) no corpo do paciente consigam rastrear as células tumorais restantes e, idealmente, eliminá-las", explicou diz Sahin.
 
Caso se prove eficaz no combate aos tumores, as vacinas serão uma alternativa menos invasiva no tratamento do câncer, que hoje conta com a quimioterapia, a radioterapia e a imunoterapia como principais opções de abordagem. A tecnologia inovadora é uma esperança não apenas de aplicações em desenvolvimento para tratar tumores, como também para vacinas que protegem contra o HIV, a zika e outras doenças.
 
Foto: Reprodução/Agência Brasil. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias