Vacinação e variante Gama podem estar 'barrando' a Delta no Brasil; entenda

redacao@aloalobahia.com

O avanço da vacinação e a própria variante Gama (P.1., descoberta inicialmente em Manaus) podem estar barrando a disseminação da variante Delta no país. A avaliação é da diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo Vessoni

"Alguns municípios chegam a ter 100% dos casos positivos relacionados a P.1, o que faz a Delta encontrar essa primeira barreira", explicou Vessoni, em entrevista à CNN, sobre essa disseminação mais lenta em relação a outros países.

"Uma segunda barreira extremamente importante é a própria vacinação", acrescenta ela.

Apesar disso, a diretora do CDC afirmou que o Butantan segue monitorando a situação no estado de São Paulo, justamente para confirmar essa hipótese que estaria freando a disseminação da cepa identificada pela primeira vez na Índia. 

Alerta da Opas
O novo relatório epidemiológico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) revelou que a variante Delta já é a dominante em todo o mundo, sendo identificada em quase 90% das amostras sequenciadas.

O documento alerta para o aumento de casos e internações por Covid-19, fato também já apontado no Brasil por instituições como a Fiocruz, por conta da alta transmissibilidade da cepa. 

Atualmente, a Delta está presente em 135 países, 22 deles nas Américas. Devido ao rápido avanço da cepa originária da Índia, a Opas recomendou a revisão dos planos de combate ao Sars-Cov-2 e a preparação dos governos para uma possível alta no número de hospitalizações, incluindo necessidade de terapia intensiva com suporte, como hemodiálise. As informações são da CNN Brasil.

Imagem: Nexu Science Communication. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES